O percentual de eleitores que avaliam o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ótimo ou bom é de 26,8%, enquanto os que consideram ruim ou péssimo é de 52,6%, aponta a pesquisa do instituto Futura Inteligência, e divulgada pela revista Exame nesta quarta-feira (26).
O levantamento mostra ainda que 20,2% consideram o trabalho regular, e 0,4% não sabe ou não respondeu sobre o governo do petista.
Essa é a quarta vez que a avaliação negativa fica numericamente acima da positiva na série histórica da pesquisa, que conta com oito rodadas. A pesquisa também mostra dois dados negativos para Lula: a avaliação negativa superou a marca de 50%, enquanto a positiva ficou abaixo de 30% pela primeira vez.
De acordo com a revista Exame, o instituto verificou que a insatisfação com o governo cresceu entre os grupos que historicamente aprovam o governo, como mulheres e moradores da Região Nordeste.
A pesquisa Futura entrevistou 1.001 brasileiros adultos entre os dias 19 e 25 de março de 2025. A margem de erro do levantamento é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.