Ceará já conta com seis açude sangrando e capacidade de armazenamento hídrico do estado ultrapassa 43%

- por
  • Compartilhe:

O Ceará conta agora com seis açudes em estado de sangria: Arrebita e Forquilha, ambos localizados no município de Forquilha; Caldeirões, em Saboeiro; São Pedro Timbaúba, em Miraíma; Germinal, em Pacoti; e Sucesso, em Tamboril.

Açude Sucesso

O Açude Sucesso, localizado na bacia dos Sertões de Crateús, atingiu sua capacidade máxima nesta segunda (20), após registrar aporte superior a 2 milhões de metros cúbicos. Embora seja o sétimo açude a sangrar no Ceará em 2025, o número atual de reservatórios em vertimento é seis, já que o Açude Patos, em Sobral, havia sangrado anteriormente, mas parou de verter.

O reservatório Sucesso desempenha um papel estratégico no abastecimento do distrito homônimo, uma das maiores comunidades de Tamboril, garantindo segurança hídrica para a população local.

Situação dos reservatórios no Estado

Atualmente, o Ceará registra 43,54% de sua capacidade total de armazenamento hídrico. Apesar das recentes sangrias, ainda há desafios: 34 açudes permanecem com volumes inferiores a 30%.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.