Um relatório da Polícia Federal obtido com exclusividade pelo UOL e divulgado em matéria nacional nesta quinta-feira (02), aponta uma forte ligação do líder do Governo Lula na Câmara dos Deputados, José Nobre Guimarães (PT-CE) em um escândalo de desvio de emendas parlamentares enviadas a municípios cearenses.
Um dos casos que está sendo investigado pela Polícia Federal é o desvio de até 12% em uma emenda parlamentar de R$ 1,5 milhão destinada ao Fundo Municipal de Saúde de Choró. O dinheiro desviado seria destinado ao chamado Caixa 2, e teria financiado campanhas eleitorais no Ceará.
José Guimarães foi um defensor assíduo das “emendas de comissão” e para reavivar o famigerado orçamento secreto, suspenso pelo STF em 2023. O objetivo, mais uma vez, era ocultar os nomes dos deputados que apadrinhavam os bilhões em emendas (no caso de Choró era o deputado Guimarães, conforme atesta a investigação).
Esse seria mais um escândalo nacional que tem como personagem principal o Deputado José Guimarães que em 2005 teve um assessor preso no aeroporto de Congonhas em São Paulo, com 100 mil dólares escondidos na cueca.