Guimarães é investigado pela Polícia Federal em escândalo nacional de desvio de emendas parlamentares no Ceará

- por
  • Compartilhe:

Um relatório da Polícia Federal obtido com exclusividade pelo UOL e divulgado em matéria nacional nesta quinta-feira (02), aponta uma forte ligação do líder do Governo Lula na Câmara dos Deputados, José Nobre Guimarães (PT-CE) em um escândalo de desvio de emendas parlamentares enviadas a municípios cearenses.

Um dos casos que está sendo investigado pela Polícia Federal é o desvio de até 12% em uma emenda parlamentar de R$ 1,5 milhão destinada ao Fundo Municipal de Saúde de Choró. O dinheiro desviado seria destinado ao chamado Caixa 2, e teria financiado campanhas eleitorais no Ceará.

José Guimarães foi um defensor assíduo das “emendas de comissão” e para reavivar o famigerado orçamento secreto, suspenso pelo STF em 2023. O objetivo, mais uma vez, era ocultar os nomes dos deputados que apadrinhavam os bilhões em emendas (no caso de Choró era o deputado Guimarães, conforme atesta a investigação).

Esse seria mais um escândalo nacional que tem como personagem principal o Deputado José Guimarães que em 2005 teve um assessor preso no aeroporto de Congonhas em São Paulo, com 100 mil dólares escondidos na cueca.

 




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.