Na manhã desta quinta-feira, 19 de dezembro, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou a posse do primeiro professor totalmente surdo da Universidade. O docente Francisco Edson Martins Júnior será lotado na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), no curso de Letras, com a disciplina Língua brasileira de sinais – Libras.
A cerimônia contou com a participação dos intérpretes de libras Wiliana Almeida e Felipe Soares, integrantes do Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Altas Habilidades/Superdotação e Mobilidade Reduzida (NAAI) da Uece.
Durante seu discurso, o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, destacou a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a formação universitária, ressaltando seu papel central na construção de uma educação inclusiva. “A chegada de novos docentes especializados em Libras na universidade é celebrada como um avanço significativo, especialmente em um contexto de carência nacional nessa área. Precisamos começar a colocar isso como prioridade, já que a legislação brasileira tornou obrigatório o ensino de Libras. A sua chegada para formar professores com essa habilitação faz com que se construa uma escola inclusiva, uma sociedade também mais inclusiva, com o domínio de um instrumento que nos permite comunicar com todos e todas”, afirmou.
O reitor também mencionou a relevância da interiorização para o crescimento da universidade, reforçando que a posse do professor Francisco Edson está alinhada com a missão da Uece de expandir suas ações de forma qualificada. “A partir de hoje, você faz parte dessa família Uece. Seja muito bem-vindo!”, concluiu.
Visivelmente emocionado, o professor Francisco Edson Martins Júnior agradeceu a todos e celebrou o momento histórico. “Estou muito emocionado. Isso para mim é uma marca na história dos surdos, de estar como efetivo no quadro de professores da Uece. Eu tenho muito a agradecer a todos vocês por esse momento tão especial na minha vida. O que eu tenho realmente a dizer é muito obrigado a todos vocês”, declarou.
Além da equipe administrativa da Uece, a cerimônia foi prestigiada por familiares do professor Edson, que é o primeiro professor surdo efetivo da universidade. Estiveram presentes o chefe de gabinete da reitoria, professor Altemar Muniz; a pró-reitora de graduação, professora Mazza Maciel; a diretora do Departamento de Gestão de Pessoas, Mazé Barbosa; e a diretora da Divisão de Admissão e Desempenho (Diades), a servidora Maria Auxiliadora Ferreira de Araújo Carvalho.
A posse do professor Edson simboliza um marco no compromisso da Uece com a inclusão e a acessibilidade, reforçando o papel da universidade como agente de transformação social.
HÁ 53 ANOS FORA DO QUIXA, FISICAMENTE, POIS O CORAÇÃO NUNCA SAIU DESSA TERRA MARAVILHOSA. ESSE AVANÇO CULTURAL ME DEIXA MAIS ORGULHOSO DE FALAR EM ALTO EM BOM SOM, POR ONDE PASSO NESSE PAÍS, QUIXADÁ É PARA SEMPRE UM ETERNO POLO DE PROGRESSO, PARABENS PELA INICIATIVA, HA 53 ANOS NEM SONHAVAMOS COM TANTO AVANÇO.