O presidente Luis Inácio Lula da Silva está preste a completar dois anos de seu atual governo. Até então o petista dizia que em 2024 os brasileiros iriam ver os resultados de seu governo. Agora o político mudou o discurso e disse que os anos restantes de sua gestão serão para colher os resultados dos investimentos e de programas sociais feitos a partir de 2023.
Em entrevista ao programa Fantástico deste domingo (15), na Rede Globo, Lula já disse que 2025 será “o ano da colheita”.
Até o fim de agosto, o presidente falava que era possível ver os resultados dos investimentos do governo ainda em 2024. Só em novembro, já na reta final do segundo ano de volta ao Planalto, começou a jogar o objetivo para o ano seguinte.
Conforme levantamento do site Poder 360 baseado nos discursos oficiais e entrevistas exclusivas, o presidente Lula repetiu ao menos 21 vezes que os 12 meses deste ano seriam voltados à “colheita”. “O ano de 2023 foi de arar a terra, jogar adubo, jogar semente, cobrir a semente, e 2024 será o ano da colheita daquilo que a gente plantou em 2023”, disse em entrevista à rádio Metrópole, em 23 de janeiro deste ano.