O Governador do Estado, Elmano de Freitas, deverá vir a Quixadá na próxima segunda-feira (09), para acompanhar o andamento das obras do trecho 07 da Transnordestina. A visita está marcada para as 8h no distrito de Juatama.
O trecho 7 da ferrovia terá 55km de extensão e ligará os municípios de Quixadá e Itapiúna. No último dia 28 de novembro em Brasília, com a presença do Prefeito Ricardo Silveira, foi assinada a ordem de serviço e a liberação de R$ 3,6 bilhões para viabilizar as obras nesse trecho. O aporte financeiro será feito pelo Banco do Nordeste à Transnordestina Logística (TLSA), concessionária do projeto que liga Eliseu Martins, no Piauí, a Pecém, no Ceará, mediante crédito do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).
A passagem da Transnordestina em Quixadá deverá impulsionar ainda mais o desenvolvimento econômico local, atraindo novos investimentos como a recém-anunciada indústria de extração e mineração de lítio que receberá um investimento inicial de R$ 25 milhões e irá exportar cerca de 125 mil toneladas mensais do mineral para países como China, Alemanha, Canadá, Arábia Saudita e Índia.
O metrô da linha leste onde as hornozelerra que estão paradas debaixo da catedral cadê o dinheiro.
Será favorável esse minério mesmo?