Professor do campus da UECE de Canindé é 1º lugar em prêmio da Associação Brasileira de Desenvolvimento

- por
  • Compartilhe:

Com a pesquisa “Neoindustrialização e Destinos Turísticos Inteligentes: diálogos para novos horizontes da indústria ‘sem chaminés’ no Ceará, Brasil”, o professor da Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (Fecisc/Uece), Francisco Laercio Pereira Braga, conquistou o 1º lugar na categoria “Neoindustrialização brasileira e o desenvolvimento sustentável e inovador” do Prêmio ABDE-BID de Artigos de Desenvolvimento.

Promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB), com o apoio da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL/ONU) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Prêmio tem a finalidade de estimular a reflexão acerca dos desafios do desenvolvimento, por meio do incentivo à pesquisa e à elaboração de artigos científicos.

O trabalho premiado conta com a coautoria da professora do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA), Elda Fontenele Tahim, e do pesquisador do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Felipe Pinto da Silva.

A pesquisa destaca que a indústria do turismo deixou de ser considerada um conjunto de atividade de “baixo” risco e impactos ambientais, sociais e culturais, o que demanda novos conceitos, dentre eles, o de Destinos Turísticos Inteligente (DTI). De acordo com o professor Laercio Braga, foi nesse contexto que se objetivou analisar o alinhamento dos municípios turísticos cearenses com os princípios de DTI no contexto da neoindustrialização, dentro da Nova Política Industrial brasileira. Dentre as principais conclusões, apesar de avanços nos municípios turísticos do Ceará, ainda persistem desafios relacionados à governança, planos estratégicos e inovação para proporcionar novas experiências aos visitantes aos destinos cearenses.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.