O Senador da República pelo PSB e ex-governador do Ceará Cid Gomes saiu fortalecido do pleito eleitoral de 2024 ao ajudar a eleger nada menos do que 65 prefeitos e prefeitas em todo o estado, consolidando-se como a maior liderança política do estado.
Na outra ponta, quem perdeu espaço e se fragilizou assim como o Partido dos Trabalhadores – PT de uma forma geral, foram o Senador da República e Ministro da Educação, Camilo Santana e o Deputado Federal José Guimarães, que elegeu “apenas” 46 prefeitos no estado.
Para se ter uma ideia do tamanho da decadência do PT no estado, no Sertão Central a sigla perdeu em praticamente todos os municípios onde tinha candidato próprio. Em Ibaretama, o candidato do PT, Magno Alexandre ficou em 3º na disputa, recebendo apenas 7,24% dos votos, assim como em Quixeramobim, onde o candidato Paulo Ferreira obteve apenas 13,74% dos votos.
Outros municípios onde o PT também foi duramente castigado nas urnas foram Choró com a derrota do candidato Professor Antônio Delmiro que recebeu 38,90% dos votos e Senador Pompeu, onde o candidato Luizinho recebeu 45,77% dos votos.
Já em Quixadá, maior colégio eleitoral do Sertão Central, nem mesmo a presença do Senador Camilo Santana faltando apenas 2 dias para a eleição, impediu a maior derrota política do PT no município com uma diferença que se aproximou dos 19 mil de diferença, entre Ricardo Silveira que recebeu mais de 34 mil votos dos quixadaenses, e o filho do ex-prefeito Ilário Marques, que obteve pouco mais de 15 mil votos.