Enquanto oposição ataca a gestão, Quixadá é reconhecido com nota máxima na Assistência Social

- por
  • Compartilhe:

Os dados enviados pela Coordenadoria da Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e pela Vigilância Socioassistencial (Civis) do Governo do Estado, o Índice de Desenvolvimento dos Centros de Referência da Assistência Social (ID CRAS) referente ao ano de 2023 enviados ao Ministério da Cidadania foram divulgados. Esse índice avalia a qualidade dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) em municípios brasileiros, considerando três indicadores dimensionais: “Estrutura Física”, “Recursos Humanos” e “Serviços e Benefícios”.

Assistência Social de Quixadá foi avaliado com nota máxima

Os CRAS são essenciais para a oferta da proteção social básica no país. Eles atendem a população em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo vínculos comunitários e promovendo a inclusão produtiva. Os indicadores do ID CRAS variam de 1 a 5, sendo 1 o padrão de qualidade mínimo e 5 a proximidade com os padrões desejáveis.

Nesse contexto, Quixadá se destacou: dois dos quatro CRAS avaliados receberam nota máxima (5) em todas as dimensões avaliadas (estrutura física, recursos humanos e serviços). Os CRAS dos bairros Renascer e Campo Velho alcançaram essa pontuação, demonstrando excelência em seu funcionamento. Além disso, o CRAS Campo Novo obteve nota máxima em estrutura física e recursos humanos, enquanto o CRAS Bruna de Queiroz foi avaliado com a pontuação máxima em serviços prestados à comunidade.

Curiosamente, as avaliações foram realizadas por governos comandados pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que faz oposição à atual gestão do município. Saindo do papel e do discurso do palanque petista para prática, a gestão do prefeito Ricardo Silveira tem, com suas ações mostrado que sim, é possível receber o reconhecimento das outras esferas de Governo e mostrar que o prefeito governa para todos, independente do lado político. Talvez por isso, custe ao PT local reconhecer o que tem sido feito nos últimos quase quatro anos. Enquanto seus próprios correligionários elogiam os resultados, os petistas locais vão contra o que diz o partido na esfera nacional e estadual, evidenciando que a oposição de Quixadá mantém conflito interno na busca pelo poder.

Distante das brigas de redes sociais, a atual gestão, foca no trabalho e continua a mostrar avanços no município. É ai que vale refletir, sobretudo com a proximidade das eleições. Está nas mãos da população a decisão sobre a continuidade ou o retorno de um grupo que já foi notícia nas páginas policiais dos principais veículos de comunicação do estado e da região.

Para além da questão política é importante ouvir quem atende a população do município. A secretária de Assistência Social, Izaura Gomes, tem liderado uma equipe comprometida em prestar um serviço de qualidade aos quixadaenses. Ela destaca o atendimento humanizado nos CRAS como um legado importante, resultado do esforço conjunto de todos os profissionais envolvidos.

Espera-se que a comunidade avalie esses resultados e tome uma decisão informada nas próximas eleições, considerando o impacto positivo do trabalho realizado até o momento. O município, graças à dedicação da equipe, continua a se destacar na assistência social e no bem-estar da população.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.