Os candidatos que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não são isentos da taxa de inscrição (R$ 85) têm até a próxima quarta-feira (19) para efetuar o pagamento. O boleto é gerado na Página do Participante e pode ser pago via Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por Pix é preciso acessar o QR code presente no boleto.
A Página do Participante pode ser acessada no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Quem é isento da taxa de inscrição?
* Matriculados no 3º ano do ensino médio em 2024 em escolas públicas;
* Quem teve o pedido de isenção aceito segundo as regras do edital (resultados divulgados em 13 de maio);
* Moradores do Rio Grande do Sul.
As inscrições terminaram no dia 14 de junho, bem como as solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro nas 27 unidades da Federação.
Os candidatos têm cerca de cinco meses para a preparação.O período de preparo para o exame pode ser desgastante para os alunos. Apesar das inscrições terem iniciado em maio, a preparação daqueles que almejam conquistar uma vaga no ensino superior começa muito antes. O Enem possui formato já conhecido, que se divide na aplicação em dois dias – sendo que a redação acontece no segundo dia de provas e se consolida como elemento de peso para o cálculo da nota.