A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançaram, nesta terça-feira (11) o Projeto RetifiCAR no Ceará. A ação busca auxiliar os produtores a realizar eventuais correções em seus Cadastros Ambientais Rurais (CAR).
Participaram da solenidade de lançamento, o presidente da FAEC, Amílcar Silveira, a assessora técnica da CNA, Claudia Mendes, o superintendente do Ibama no Ceará, Deodato Ramalho, representantes da Semace e dos sindicatos rurais e das prefeituras dos cinco municípios atendidos.
A meta é atender, inicialmente, 500 produtores nos municípios de Cascavel, Chorozinho, Horizonte, Maranguape e Pacajús. Durante o lançamento, Amílcar Silveira anunciou que pretende atingir a marca de 1 mil produtores atendidos. “Queremos fazer o cadastro de pelo menos 1 mil produtores”, disse Amílcar. “Essa é uma ação muito importante para que o homem do campo possa desenvolver sua propriedade”.
Entre os benefícios do programa, estão o acesso ao crédito rural, possibilitando melhores condições de financiamento; acesso ao mercado de Cotas de Reserva Ambiental (CRA); Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), dentre outros.