Um dos jogos mais populares e queridos são com certeza os caça-níqueis, verdadeiro sucesso que atrai mais seguidores a cada novo dia e que nunca sai de moda por ser divertido e muito simples de jogar, tanto seja no formato físico como na versão virtual. Há que viajar até os finais do século XIX para conhecer suas origens que remontam ao famoso Velho Oeste. Foi em 1895 quando Charles Fey, um alemão que migrou aos Estados Unidos, fabricou em São Francisco a primeira máquina caça-níqueis que se chamava ‘Sino da Liberdade’. Ela tinha um sistema mecânico de engrenagens que a fazia funcionar e que movimentava três tambores ao puxar uma alavanca que estava à direita, a famosa alavanca que lhe deu o apelido de ‘o bandido de um braço só’.
Uma indústria de fabricantes foi criada após o sucesso do primeiro modelo e empresas diversas copiaram o sistema original que começou a se popularizar em bares e salões. Herbert Mills, um dos fabricantes, teve a ideia de incluir frutas entre seus símbolos, que até a atualidade são preservados. Foi desse jeito que se adicionou o famoso BAR, o símbolo próprio da Bell-Fruitgum Company. Os anos ‘60 trouxeram mudanças, trocando os engrenagens por sistemas eletrônicos que ganharam complexidade, e mesmo que não fosse mais necessária para funcionar, a alavanca foi mantida por questões estéticas. Os primeiros modelos totalmente eletrônicos, que substituíram os tambores giratórios por simulação em telas de vídeo, apareceram a partir de 1976. Da mão do advento da internet nasceu a primeira caça-níqueis online que funciona com um sistema de programação que gera aleatoriamente os resultados. Os avanços incessantes das tecnologias levaram, há já alguns anos, a permitir jogar com um dispositivo com conexão quando quiser e desde o conforto de casa.
Os incríveis jackpots
Todo mundo que gosta de caça-níqueis conhece a palavra jackpot, que se refere ao prêmio grande que a máquina pode pagar. Normalmente os caça-níqueis de jackpot costumam incluir três ou quatro jackpots de variados tamanhos para, antes de um prêmio único mais raro, oferecer pagamentos mais frequentes. Há tipos diferentes de jackpots. Os fixos, nos quais o prêmio grande está predeterminado pelo fornecedor da máquina e onde não pode crescer de jeito algum o prêmio final. E os progressivos, dos mais procurados e que se caracterizam por aumentar de tamanho à medida que vão se acumulando, já que uma porcentagem pequena de cada aposta feita por um jogador é adicionada ao jackpot que continua crescendo até que alguém ganhe o prêmio. Depois que um jogador tiver a sorte de ganhá-lo, se restabelece o jackpot para um valor predeterminado e logo, a cada rodada, continuará a acumular. O valor desse prêmio pode atingir níveis realmente impressionantes. Depende de vários fatores a frequência com que os jackpots são pagos,variando entre o jogo específico, o número de jogadores participantes e o tamanho do prêmio. A frequência dos pagamentos para prémios não progressivos e mais pequenos pode ser maior uma vez que eles tendem a ser ganhos com mais regularidade. Já para os prêmios progressivos maiores, a frequência pode ser menor à medida que o jackpot continua crescendo até ser ganhado. E a frequência vai depender de vários fatores, incluindo o número de jogadores participantes, as possibilidades de ganhá-lo e o tamanho do jackpot.