O município de Ibaretama registrou uma das maiores chuvas no estado do Ceará na últimas 24 horas, foi o que apontou o balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O órgão revelou ainda que a porção centro-sul do estado registrou os principais acumulados de chuva no intervalo entre as 7h de quarta (28) e as 7h desta quinta-feira (29).
Os maiores acumulados foram registrados nos postos pluviométricos Engenho Velho e Monte Alegre, ambos no município de Barro, que é localizado na macrorregião do Cariri.
Além deste, outros destaques foram em: Iguatu (Posto: Sede) : 93.0 mm; Acopiara (Posto: Sede) : 87.0 mm; Potiretama (Posto: Sede) : 85.0 mm; Cedro (Posto: Ematerce) : 84.0 mm; Pedra Branca (Posto: Sede) : 81.0 mm; Ibaretama (Posto: Sede) : 80.0 mm; Aurora (Posto: Sítio Tipi) : 74.0 mm; Morada Nova (Posto: Uiraponga) : 73.0 mm.
Os dados preliminares indicam que houve registros em, pelo menos, 106 municípios. A atualização ocorre ao longo do dia, mas sempre referente ao intervalo de 24 horas citado anteriormente. Para acompanhar, basta acessar funceme.br/calendario.
Previsão do tempo
Para esta quinta (29), a expectativa é que os maiores acumulados ocorram no Litoral Norte, na Ibiapaba e no oeste do Sertão Central e Inhamuns, principalmente entre tarde e noite. Nas demais regiões, os registros de precipitações deverão ser pontuais. Já para a sexta (30), a expectativa, neste momento, é de precipitações pontuais em todas as macrorregiões.
A previsão do tempo se dá pela atuação de áreas de instabilidade que entraram pelo leste do Nordeste. As análises realizadas pela Funceme na manhã de quinta mostram ainda que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) permanece posicionada em torno de 2ºN no Atlântico Tropical, não interferindo nas condições de tempo do Estado.
Moro longe mais fico feliz quando chove no Ceará