Com o objetivo de contribuir para melhorar a qualidade da produção leiteira do Sertão Central cearense, a Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) de Quixeramobim possui, desde dezembro de 2018, um laboratório para análise da qualidade do leite que oferece os serviços a baixo custo para os pequenos produtores da região.
Antes, as amostras precisam ser enviadas para uma empresa realizar o serviço fora do Estado. Agora, por meio das análises laboratoriais – como dos índices de gordura, proteínas, lactose, contagem de células somáticas, dentre outros – os produtores poderão adequar a alimentação dos animais com maior agilidade.
O novo equipamento conta com a parceria da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) e realiza as seguintes análises: CCS/CPP (CBT), composição e fraudes. Os interessados podem entregar as amostras de leite cru nos seguintes dias e horários: segunda a quarta: 8h às 11h e 13h às 17; quinta-feira: 8h às 11h.
A Fatec Sertão Central já realizou uma capacitação para orientar os produtores a realizar corretamente a coleta de amostras do produto para garantir resultados seguros.