Em Fortaleza, estudantes de Direito da UNICATÓLICA participam do projeto “O Fórum mais próximo da sociedade”

- por
  • Compartilhe:

O Fórum Clóvis Beviláqua recebeu, na tarde desta terça-feira (07), a visita de 34 alunos do curso de Direito da UNICATÓLICA, sediada em Quixadá. Eles participaram do projeto “O Fórum mais próximo da sociedade”, iniciativa que possibilita a estudantes universitários e do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, de Fortaleza e do Interior, conhecer a estrutura e o funcionamento do prédio que sedia as Varas da Capital, além de assistir a palestras e sessões de julgamento.

“O papel do Poder Judiciário na construção da paz social” foi o tema trabalhado com os estudantes, pela diretora da Secretaria Judiciária III (Sejud III), Renata Sales Castro. Ela destacou as iniciativas pioneiras adotadas pelo Judiciário cearense para dar maior celeridade ao andamento dos processos, como a implantação, desde 2014, de secretarias responsáveis pela realização dos expedientes de Varas, estrutura essa que agora deverá ser expandida para contemplar todas as Varas da Capital e comarcas do Interior do Estado.

A palestrante ressaltou ainda a importância da Defensoria Pública e dos Juizados Especiais para o acesso à justiça, o papel da mediação como instrumento para que as próprias partes possam construir uma solução consensual e para a desjudicialização dos conflitos.

O professor José Ivan Calou acompanhou os estudantes na visita. Ele ressaltou que são alunos que estão no início do curso, do 1º ao 3º semestre, e, portanto, ainda conhecendo as diversas carreiras jurídicas e áreas do Direito. “É muito importante essa visita para eles, pois além de mostrar como é a realidade do Fórum Clóvis Beviláqua, que é uma referência em nosso Estado, pode ajudá-los a escolher qual carreira sonham seguir”.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.