O Ministério Público, com apoio da Polícia Civil cumpriu, no dia 13, uma série de medidas cautelares, dentre elas, buscas e apreensões, notificações de afastamento, prisões temporárias e preventivas no município de Capistrano. Este episódio, conhecido como “Operação Laços de Família”, desbaratou o esquema de desvio de dinheiro público da ordem de quase R$ 1,4 milhão da Prefeitura daquela cidade.
A prefeita, Inês Nascimento de Oliveira, foi afastada do cargo e seis pessoas ligadas a ela foram presas. Porém, a única medida não cumprida foi a prisão preventiva do esposo da prefeita, Antônio Ferreira de Carvalho, conhecido como Joacir, que se encontra foragido.
De acordo com o Ministério Público, apesar de não ocupar nenhum cargo ou função pública no município, o marido da prefeita, Antônio Ferreira de Carvalho (Joacir), possuía grande poder de intervenção nas decisões tomadas pela atual gestão, sendo responsável por ordenar diversos atos ilegais em vários setores da administração, que ocasionaram desvio de dinheiro público, beneficiando a si, seus filhos e aliados políticos.
Os promotores de justiça que atuam no caso estão mobilizando a população na tentativa de localizar o paradeiro do marido da prefeita.