Os ataques do prefeito afastado de Quixadá, Ilário Marques, ao promotor de Justiça da comarca do município, Marcelo Cochrane, não agradaram a Associação Cearense do Ministério Público (ACMP). É que o gestor, em entrevista ao programa “Ceará News” da Rede Plus de Rádio FM, na terça-feira (21), além de fazer duras críticas à atuação do órgão, acusando-o de agir como adversário político, confrontou o representante da instituição na Terra dos Monólitos. “Afastar sem me ouvir, afastar sem uma outra opinião, sem uma outra informação? Eu me sinto perseguido pelo promotor Marcelo Cochrane em Quixadá”, atacou Ilário.
A declaração foi repudiada, em nota, pela ACMP, que saiu em defesa do seu represente e destacou o trabalho realizado em conjunto Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública. “A Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), em defesa e apoio aos trabalhos realizados pelo Exmo. Sr. Marcelo Cochrane, promotor de Justiça da Comarca de Quixadá e pela Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap) vem a público repudiar as insinuações feitas pelo prefeito afastado, Ilário Marques (PT) sobre o trabalho de investigação que o Ministério Público vem realizando no município. Destaca-se que tão logo foi indicada a participação de agente por prerrogativa, a Promotoria remeteu o caso à Procap, responsável pela condução nestes casos, e que está tomando as providências cabíveis”, informa a associação classista.
Ainda na entrevista ao programa de rádio, o alcaide afirmou que MPCE foi parcial, deixando a entender que o órgão queria prejudicar a campanha de sua esposa, a deputada estadual Rachel Marques, que nas eleições deste ano concorre a uma das vagas na Câmara Federal. “O Ministério Público foi altamente precipitado, injusto em fazer uma coisa parcial, o que da impressão que é uma armação política em época de eleição. Alguém por trás, alguém movimentando para atingir e inclusive envolver o nome da nossa querida deputada Rachel”, criticou, o órgão, o petista.
A ACMP refutou a declaração, informando que é papel do Ministério Público fiscalizar a administração pública atendendo com justiça os interesses da sociedade. “A Constituição Federal impõe ao MP a tarefa de fiscalizar a administração pública, a fim de combater a corrupção e demais ilegalidades, com o objetivo de atender aos interesses da sociedade de forma justa. Neste sentido, o órgão atua seriamente, com lisura, de forma técnica e institucional para salvaguardar o patrimônio e erário público”, enfatizou em nota.
Por fim, Associação Cearense do Ministério Público declarou que os ataques de Marques à instituição e ao promotor da comarca não afetarão o trabalho que vem sendo realizado. “ACMP reconhece a responsabilidade, competência, honestidade e proatividade do Promotor de Justiça Marcelo Cochrane, que cumpre uma árdua e importante missão, sempre em busca da defesa da sociedade e do Estado Democrático de Direito. Vale ressaltar que os ataques feitos pelo prefeito afastado Ilário Marques não prejudicarão o sério e incansável trabalho realizado pela Promotoria e pela Procap, que seguirão com o mesmo destemor”, finaliza.
Leia abaixo a nota da ACMP na íntegra.