O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, começou a internar pacientes na UTI em julho de 2017, com a abertura de dez leitos no setor. No último mês de abril, outros dez leitos de tratamento intensivo passaram a funcionar, garantindo atendimento para casos mais complexos e até recebendo pacientes da Região Metropolitana de Fortaleza.
Em visita ao hospital no último dia 30 de abril, o secretário da Saúde do Ceará, Henrique Javi, ressaltou que o funcionamento do HRSC, hospital do Governo do Ceará, faz com que pela primeira vez pacientes da capital, onde a demanda é maior, sejam recebidos em unidades de terapia intensiva no interior do Estado.
Além dos 20 leitos de UTI já em funcionamento, a unidade já foi autorizada a abrir outros dez leitos de terapia intensiva. Os atendimentos ambulatoriais começaram a ser realizados na unidade em dezembro de 2016. O centro cirúrgico e a clínica cirúrgica estão em funcionamento desde abril de 2017. O hospital conta hoje com 55% dos serviços em pleno funcionamento.
Henrique Javi informou que o Estado vai ampliar, em breve, os serviços prestados à população que necessita do Hospital Regional do Sertão Central.
Para o funcionamento do HRSC, o investimento total foi de R$ 116 milhões. O hospital já realizou mais de duas mil cirurgias e atendeu cerca de 7.850 pacientes. O secretário destacou os procedimentos que já vêm sendo realizados na unidade hospitalar.
Atualmente, o Ceará conta com três hospitais regionais do Governo, o que permite que a população do interior receba assistência hospitalar de alta complexidade mais perto de casa, sem necessidade de vir para Fortaleza. O Regional do Cariri foi inaugurado em 2011 em Juazeiro do Norte. O Regional Norte, em Sobral, está em funcionamento desde 2013, e o Hospital Regional do Sertão Central, em processo de implantação.
O Hospital Regional do Sertão Central, localizado em Quixeramobim, é o terceiro hospital construído pelo Governo do Estado no interior. Atende a população de 631.037 habitantes dos 20 municípios da Macrorregião de Saúde do Sertão Central: Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá.