O mês de abril de 2018 terminou com a maior média de chuvas desde maio de 2009 no Ceará. Conforme dados ainda parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o último mês registrou 214,9 milímetros, o que corresponde a 14,3% acima da normal climatológica para o período.
Durante o último mês, as macrorregiões mais beneficiadas foram a do Maciço de Baturité e a Jaguaribana, com 297,7 mm e 272,8 mm, respectivamente. Quanto aos municípios, os mais chuvosos foram Moraújo (492 mm), Icapuí (460,7 mm), Russas (425,9 mm), Granja (417,4 mm) e Ibiapina (415,3 mm).
“Os maiores desvios, por macrorregiões, ocorrem aleatoriamente, mas algumas chuvas mais intensas vindas do leste foram um pouco mais frequentes, em abril, em áreas dessas macrorregiões, respondendo, em parte, pelos maiores desvios das mesmas”, explica o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz.
Maio
O mês de maio também começou chuvoso. De terça-feira (01) para esta quarta-feira (02), as chuvas, que foram bem distribuídas, atingiram mais de 110 municípios, sendo os maiores registros em Senador Pompeu (109.3 mm), São Benedito (87.4 mm) e Ererê (78.0 mm).
Raul Fritz afirma que o cenário para o início de maio é favorável. “Os cenários meteorológico e oceânico apontam tendência de chuva para pelo menos as duas semanas iniciais do mês, com dias com maior ocorrência de chuvas e outros de menor ocorrência, ao longo de todas as regiões do estado, mas principalmente entre o centro e o norte do Ceará”.
Conforme a previsão do tempo, nesta quinta-feira (03), o Ceará terá nebulosidade variável com eventos de chuva no noroeste do estado. Há possibilidade de precipitações na faixa litorânea e no Maciço de Baturité.
Barragem de Quixeramobim
Após as últimas chuvas, faltam menos de 40 centímetros para que a Barragem de Quixeramobim comece a sangrar. O que até pouco tempo atrás era um reservatório completamente seco e tomado por muito mato, agora está com uma nova aparência, e se transformou em um dos principais pontos turísticos da cidade. Em uma parceria da WIQ Telecom, o Monólitos Post está transmitindo 24 horas, ao vivo, a situação hídrica da Barragem de Quixeramobim.
Acompanhe ao vivo a Barragem de Quixeramobim abaixo e também no site www.wiqfi.com.br:
maravilha tÁ SANGRA MAIS NÃO SANGRA.QUERO AGRADECER A EQUIPE DE MONÓLITOS POST POR MANTER A POPULAÇÃO INFORMADA SOBRE A SITUAÇÃO DOS AÇUDES DE NOSSA REGIÃO EM UM MOMENTO TÃO IMPORTANTE E ESPERADO POR TODOS NÓS,SÓ TOU AGUARDANDO O MOMENTO DE SANGRIA DESSA BARRAGEM PARA IR COMEMORA COM OS AMIGOS.
OBRIGADO: Nemias Nobre de Queiroz.
Salvador- Ba 03/05/2018 17:15 hs