Empreendedorismo rural: Jovens mostram sua força

- por
  • Compartilhe:

O tema do empreendedorismo ocupa o centro das discussões nos mais diversos cenários: político, empresarial e acadêmico. Muitas vezes, o assunto pode se tornar complexo e fugir à compreensão da maioria das pessoas, no entanto, o que nos importa saber são os exemplos que nos permitem conhecer e identificar a ação empreendedora de forma concreta. Por isso, neste artigo inaugural de nossa coluna no Monólitos Post, optamos por tratar de um caso particular de empreendedorismo que está próximo da nossa realidade. Refiro-me ao trabalho de jovens do meio rural de nossa região.

Apesar do senso comum que afirma que as atividades rurais não produzem mais bons resultados, diante da ausência de políticas públicas efetivas e das condições climáticas desfavoráveis, existem pessoas no meio rural que têm trabalhado firmemente para desconstruir essa visão negativa e mostrar que o setor agropecuário consegue gerar renda e trabalho para os produtores.

Dentre esses desbravadores do campo, os jovens se destacam por trazerem para o seu trabalho muitas características empreendedoras, entre elas: a perseverança, a autoconfiança, a liderança, a criatividade e a coragem de assumir riscos calculados. Esse conjunto de fatores conduzem os jovens empreendedores a trilharem caminhos de sucesso que surpreendem a todos. Inclusive, por conseguirem driblar os obstáculos de cunho técnico, financeiro e climático que, por vezes, tendem a dificultar a condução dos seus negócios.

Odail Carneiro é empreendedor em Banabuiú

Um exemplo concreto que ilustra toda a exposição que temos feito até aqui é o caso do produtor Odail Carneiro, morador da Fazenda Caieiras, em Rinaré – distrito de Banabuiú. O jovem desenvolve a caprino e a bovinocultura de leite na propriedade de sua família e aprendeu desde cedo que a organização e a busca por maior produtividade são fatores cruciais para o crescimento de suas atividades. Para isso, ele buscou logo se qualificar fazendo um curso técnico em Agropecuária. Hoje, todos os conhecimentos obtidos na formação são usados em favor da atividade que desenvolve.

Apesar de desenvolver a bovinocultura leiteira, Odail gosta mesmo é de criar cabras para a produção de leite. Ele lembra que começou com apenas algumas cabeças e que possui atualmente um rebanho com mais de cem animais mestiços, composto das raças Anglo Nubiano, Alpino Britânico e Saanen.

Atualmente, o jovem empreendedor possui uma estrutura bem organizada com capril e espaços para ordenha. Ele destaca ainda o cuidado que possui com o bem-estar dos animais, investindo em rações de qualidade, sal mineral, vacinas e medicamentos. O produtor costuma participar de exposições e concursos relacionados ao seu segmento e exibe, bastante orgulhoso, as fotos dos eventos que participou e dos seu animais premiados nas competições.

O exemplo relatado acima é só mais um caso dentre tantos outros que acontecem em nosso meio, mas que acabam por passar despercebidos a nossa atenção. São empreendedores de diversos segmentos da agricultura e da pecuária que permanecem ativos e corajosos ante os grandes desafios que as atividades rurais apresentam, formando uma nova geração de homens e mulheres do campo que, diariamente, produzem alimentos e recursos para toda a população da nossa região.


 Por Gerlyson Girão

Bacharel em Administração e servidor público do Poder Executivo Federal, lotado na Universidade Federal do Ceará – Campus Quixadá. Atualmente, é estudante de Gestão Pública e realiza pesquisas na área de Economia, Gestão e Política. É pesquisador de políticas públicas para área rural, tendo trabalhos publicados sobre a avaliação do PRONAF e produtividade agropecuária.



Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.