Um projeto de lei que beneficia os agricultores familiares, de autoria do prefeito Webston Pinheiro, foi aprovado pela Câmara Municipal na última quinta-feira (16). De acordo com o texto, o município fica autorizado a “firmar termo de liquidação e renegociação de dívidas” dos trabalhadores junto ao Banco do Nordeste.
A parceria entre a Prefeitura e a instituição estava sendo estudada, já que foi realizado um mapeamento das dívidas contraídas por linhas de crédito no município e gerado um novo orçamento a partir dos descontos oferecidos pelo BNB. A expectativa é regulamentar a situação de 440 famílias que aderiram empréstimos nos programas Pronaf, Mini e Pequenos Agricultores.
Boa parte dessas operações têm desconto de até 95%, previstos na lei 13.340/16. No total, das 440 operações previstas, 72 serão completamente liquidadas e o restante será renegociado junto ao banco. O orçamento para implementação do projeto é de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais).
“Nós iremos conceder o benefício com o intuito de dar mais oportunidade a essas famílias. Estando aptas a fazerem novos investimentos junto ao banco, isso injeta também na economia do município. Fico muito feliz por que o número de beneficiados é alto.”, ressaltou o prefeito Webston.
A Prefeitura deve anunciar, em breve, o evento que vai reunir os pequenos agricultores e o núcleo do Banco do Nordeste para dar início as negociações.