Neste 17 de novembro, dia em que se estivesse viva a escritora e poeta cearense Rachel de Queiroz completaria 107 anos de vida, a Escola Estadual de Ensino Profissional Maria Cavalcante Costa, em Quixadá, em comemoração ao Dia da Literatura Cearense, promoveu o Projeto “Sobremesas Literárias”, ação que buscou aperfeiçoar nos alunos o conhecimento sobre escritores e artistas da terra, bem como despertar o interesse pela leitura.
Para repassar um pouco de seus conhecimentos literários e contar um pouco da história e vida da escritora Rachel de Queiroz para os alunos, a escola convidou a Presidente da Academia Quixadaense de Letras Julieta Rocha, bem como o escritor quixadaense João Eudes Costa, os dois bateram um papo bem descontraído com os educandos que foram incentivados a ler poesias de Rachel de Queiroz.
O encontro aconteceu na sala de multimeios e contou ainda com a participação de professores da instituição de ensino.
Sobre a vida de Rachel de Queiroz
Rachel de Queiroz foi autora de destaque na ficção social nordestina. Foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Em 1993, foi a primeira mulher galardoada com o Prêmio Camões. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 15 de agosto de 1994, na ocasião do centenário da instituição.
Aos dezenove anos, ficou nacionalmente conhecida ao publicar O Quinze (1927), romance que mostra a luta do povo nordestino contra a seca e a miséria. Demonstrando preocupação com questões sociais e hábil na análise psicológica de seus personagens, destaca‐se no desenvolvimento do romance nordestino.
Lançou Dôra, Doralina em 1975, e depois Memorial de Maria Moura (1992), saga de uma cangaceira nordestina adaptada para a televisão em 1994 numa minissérie apresentada pela Rede Globo.
Publicou um volume de memórias em 1998. Transforma a sua “Fazenda Não Me Deixes”, propriedade localizada em Quixadá, em reserva particular do patrimônio natural. Morreu em 4 de novembro de 2003, vítima de problemas cardíacos, no seu apartamento no Rio de Janeiro, dias antes de completar 93 anos.