Os campus do Instituto Federal do Ceará e da Universidade Federal do Ceará – em Quixadá – ficam localizados próximo ao Açude do Cedro, distante aproximadamente seis quilômetros do centro da cidade, para instalação das instituições no município existe um acordo entre o MEC e a prefeitura, onde a administração municipal é responsável pelo transporte dos alunos.
Acontece que a Prefeitura de Quixadá não vem cumprindo integralmente com o acordo e atualmente disponibilizou apenas 02 veículos para transportar quase dois mil alunos das duas instituições, rodando quase sempre superlotados, aumentando o risco de acidentes.
O IFCE alega que como existe o convênio o campus não recebe nenhuma verba para esse tipo de serviço, que sempre foi realizado pela prefeitura. Porém no início deste ano a direção do instituto foi surpreendida pela decisão da prefeitura de diminuir as rotas de transporte dos alunos para a sede da instituição.
Com a diminuição dos veículos, os alunos destas instituições precisam conviver em constante perigo pois quase sempre os transportes realizam o trajeto lotados, colocando em risco a vida dos estudantes. Muitos deles precisam fazer o percurso em pé, sem nenhum tipo de segurança ou conforto.
Cansados de buscar no diálogo uma solução para o problema junto a administração municipal, os alunos da UFC e do IFCE resolveram ir em busca de seus direitos e no final da manhã desta quarta-feira (27) realizaram uma grande manifestação e interditaram todo trânsito na Avenida Plácido Castelo, no centro da cidade.
Os manifestantes cobram melhores condições dos transportes. Os manifestantes seguravam cartazes e em determinados momentos chegaram a ocupar as duas faixas da via.