O centenário Açude Cedro, conhecido por sua beleza natural e por abrigar em seu entorno a famosa pedra da Galinha Choca, além da seca, tem sofrido com o descaso e abandono por parte do poder público, que não mostra interesse em revitalizar o principal cartão postal da terra dos monólitos.
Na manhã deste domingo (09), algumas pilastras de sustentação das correntes da parede do Açude Cedro amanhecerem danificados. Existem duas versões para o que teria acontecido: A primeira é de que um turista teria se encostado em uma das pilastras para fazer um registro fotográfico, e a mesma por já está frágil teria arriado, arrastando outras pilastras. A segunda versão, é de que o fato teria sido causado mais uma vez pela ação de vândalos que teriam depredado o principal cartão postal da cidade. Não se sabe ao certo ainda o que aconteceu, a única certeza que se tem, é que o centenário açude continua totalmente abandonado e sem receber os devidos cuidados que deveria ter por parte dos órgãos responsáveis pela manutenção do açude.
Nos próximos dias, o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca – DNOCS, deverá realizar uma minuciosa investigação para descobrir o que de fato aconteceu.
Assista ao vídeo de como ficou a parede do reservatório após a destruição das pilastras de sustentação das correntes.
A responsabilidade pela segurança do Cedro é da prefeitura. Ora se os vigias da prefeitura estão sem receber desde janeiro, avalie contratar alguem pra cuidar do Cedro.