Em Quixadá a Universidade Federal do Ceará e o Instituto Federal do Ceará ficam localizados próximo ao Açude do Cedro, distante aproximadamente seis quilômetros do centro da cidade, para instalação da sede no município existiu um acordo entre o MEC e a prefeitura, onde a administração municipal ficaria responsável pelo transporte dos alunos. O IFCE alega que por esse motivo o campus não recebe nenhuma verba para esse tipo de serviço, que sempre foi realizado pela prefeitura.
Os alunos destas instituições precisam conviver em constante perigo pois quase sempre os transportes vão e voltam lotados, colocando em risco a vida dos estudantes. Muitos deles precisam fazer o percurso em pé, sem nenhum tipo de segurança ou conforto.
No início do mês de fevereiro, o Monólitos Post noticiou sobre a diminuição das rotas dos ônibus por parte da Prefeitura de Quixadá, aquela época apenas os alunos do IFCE estavam sendo prejudicados, com o retorno das aulas da UFC, o problema se agravou ainda mais.
A reportagem da TV Monólitos esteve na manhã desta segunda-feira (13), na Praça José de Barros, local onde os alunos pegam os transportes para se deslocar até as instituições, e pode comprovar de perto a total falta de conforto e segurança com que os alunos são conduzidos.
Clique e assista a reportagem completa da TV Monólitos.