TV Monólitos: Após forte pressão popular, vereadores modificam projetos que retiram direitos dos trabalhadores

- por
  • Compartilhe:

 

A Câmara de Quixadá votou na manhã dessa sexta-feira (27), somente dois dos seis projetos enviados pelo executivo para apreciação dos parlamentares. O plenário esteve mais uma vez lotado de servidores, concursados e a população em geral que estiveram presentes para acompanhar de perto do desenrolar dos acontecimentos.

Foi votado e aprovado, o projeto de lei nº 001/2017 que revoga a lei nº 2.754 de 11 de julho de 2015, que estabelece o valor das horas de plantão dos profissionais da área de saúde. Os Vereadores Luiz do Hospital e Darlan Piaba solicitaram que fosse feita uma emenda ao projeto original e excluísse da revogação, os demais profissionais como: maqueiros, auxiliar de enfermagem, técnicos de enfermagem, enfermeiros, sendo revogado na lei apenas a parte do Anexo I que trata do valor das horas de plantão dos médicos, que passa a ser definida através de decreto municipal. Os demais profissionais deverão continuar sem alteração.

Após forte pressão da população e dos vereadores de oposição, o projeto de lei nº 002/2017 que revogava em sua totalidade a lei nº 2.823 de 30 de junho de 2016 que cria a gratificação de risco de vigia e qualidade dos vigias no valor de 30%, foi apenas suspensa pelos próximos 90 dias, com a Prefeitura de Quixadá se comprometendo a pagar através de decreto o valor de 20% da gratificação, e realizar o estudo do impacto financeiro que isso irá gerar. Os vereadores só votaram após terem a garantia de que o executivo irá realizar o pagamento na porcentagem acordada com os vigias, e que pelos próximos meses a gestão enviará projeto à Câmara aumentando a gratificação para 40%.

Os demais projetos foram retirados de pauta, para que haja um maior diálogo entre o sindicato, servidores e executivo para tentarem chegar a um denominador comum.

Após a votação dos dois projetos, o Presidente Ivan Construções suspendeu mais uma vez a sessão por 48 horas, devendo ser retomada na próxima semana.

Assista a matéria da TV Monólitos:




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.