Através de dispensa de licitação, Prefeitura de Quixadá contrata empresa de limpeza urbana por quase R$ 800 mil

- por
  • Compartilhe:
Quixadá - Política 01

Imagem retirada do Portal de Licitações dos Municípios.

No último dia 09 de janeiro a Prefeitura de Quixadá realizou a contratação de uma empresa para executar os serviços de limpeza urbana no município.

De acordo com o portal de licitações, do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), a administração municipal utilizou a dispensa de licitação para contratar essa empresa.

Segundo a prefeitura, a dispensa de licitação foi necessária em virtude do caráter de emergência, e em flagrante situação de risco pelo lixo acumulado na cidade.

Mas o que chama atenção foi o valor realizado na contratação, a empresa deverá receber o valor de R$ 771.578,10 (setecentos e setenta e um mil, quinhentos e setenta e oito reais, e dez centavos). Não ficou claro o tempo de duração do contrato com a empresa.

Logo no segundo dia útil de sua gestão o prefeito Ilário Marques (PT) assinou um decreto declarando estado de emergência no município de Quixadá, com isso o gestor pode adotar medidas de exceção, tais como suspender pagamentos a fornecedores, cortar cargos e fazer compras em caráter emergencial, para reorganizar as contas públicas e manter serviços essenciais à população.

Porém o Ministério Público do Estado do Ceará e o Tribunal de Contas dos Municípios afirmam que os gestores não podem fazer o que bem entendem pelo fato de ter decretado estado de emergência.

Nesta segunda-feira, 16, os órgãos começaram a fiscalizar as prefeituras que decretaram estado de emergência. “Não basta alegar a existência da emergência, é preciso demonstrar que a contratação se afigura como instrumento efetivo de atendimento a tais carências”, afirmou o Presidente do TCM, Domingos Filho.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Qual foi o critério para contração dessa empresa? Não ouvi o prefeito Ilário em nenhum momento reclamar do ex Ci a sujeira que ele deixou na cidade. Eu posso acreditar que foi tudo arquitetado, engendrado para terminar numa dispensa de licitação ….? É preciso que se investiguem os dois….

  2. uma empresa para retirar o lixo das ruas não é questão de urgência para saúde pública, ou já não pode considerar a saúde como prioridade? Inicialmente, estou vendo que todos tem acesso a documentações e gastos, disso não posso reclamar de transparência. E realmente a cidade terá que ter muitas dispensa de lic para muitas urgências e necess básicas.

  3. A verdade começa a aparecer… não adianta tentar negar,ratos aman sujeira! Mas se DEUS quiser esse prefeito vai ser DESMASCARADO!!

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.