Nesta quarta-feira, 03, foi realizado o primeiro teste na adutora de engate rápido que levará água do Açude Pedras Brancas – na divisa dos municípios de Banabuiú e Quixadá -, para o município de Quixeramobim.
De acordo com o gerente regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, Paulo Ferreira, “a previsão é que até sábado (06) a água esteja na estação de tratamento do SAAE”.
Quixeramobim passa por uma profunda crise hídrica. Com o Açude Fogareiro seco, a população passou a depender dos poços profundos e do abastecimento por caminhões pipa. A adutora deverá oferecer o socorro emergencial que o município precisa. Além disto, com seu efetivo funcionamento, o hospital Regional também poderá, finalmente, abrir as portas.
Agora, deverão todos (políticos, a população, enfim todos envolvidos) começar campanhas para que seja concretizada a transposição do rio Banabuiu ou até mesmo do Jaguaribe, para os açudes do Cedro e Pedra Branca, pois em pouco tempo estará esgotada a capacidade de todos açudes da região. Estamos no ano de 2016, mais isso deverá acontecer em pelo menos daqui a 05 anos (transposição), porque senão todos da região Central serão prejudicados. Outra coisa terá que ser feito como o reflorestamento de todo Sertão Central, programas de mais cisternas, barragens submersas entre outras medidas e até obras para coleta de toda água da chuva que cai na cidade de Quixadá.