Nada menos que 408 adolescentes – idades entre 12 e 18 anos incompletos – foram assassinados no Ceará entre janeiro e novembro deste ano, numa média de 37 casos por mês, ou um por dia (1,2). A maioria absoluta foi morta com o uso de armas de fogo.
Somente no mês de novembro, foram 49 garotos foram eliminados nas ruas da Capital, da Região Metropolitana de Fortaleza e no Interior. Para as autoridades do sistema de segurança Pública e da Justiça, a maioria dos crimes envolvendo menores de idade (seja como vítima ou como autores dos delitos) está diretamente ligada ao tráfico e/ou consumo de drogas.
O mês de novembro foi o que apresentou, até agora, a maior taxa de adolescentes assassinados no estado. Foram 49 casos. O segundo mês, foi janeiro, com 48. Já o que registrou menor número de mortes de menores no Ceará foi junho, com 25 homicídios.
No mês passado, dos 49 adolescentes mortos violentamente no Ceará, 24 perderam a vida nas ruas da Capital. Já na Região Metropolitana foram 8 homicídios e no Interior, outros 17.
Além dos 24 casos de assassinatos em Fortaleza, também registraram mortes de adolescentes em novembro os seguintes Municípios: Beberibe, Sobral, Nova Jaguaribara, Maracanaú (2), Pindoretama, Iguatu, Russas, Itaitinga (2), Juazeiro do Norte (3), Quixadá, Guaiúba, Aquiraz, Caucaia, Uruburetama, Crato (2), Morada Nova, Itapipoca, Senador Pompeu, Itarema e Pacatuba.
Chacina
Na madrugada do último dia 12 de novembro, de uma só vez, seis adolescentes, com idades entre 16 e 17 anos, foram executados sumariamente por desconhecidos. Eles fazem parte dos 11 mortos na chacina que ocorreu na Grande Messejana. Todos eram moradores dos bairros Curió e Lagoa Redonda e da comunidade do São Miguel.
Os seis adolescentes mortos foram identificados como Alef Souza Cavalcante, 17 anos; Antônio Álisson Inácio Cardoso, 16; Jardel Lima dos Santos, 17; Marcelo da Silva Mendes, 17; Patrício João Pinho Leite, 16; e Renaylson Girão da Silva, 17.
Além deles, também foram assassinados na mesma chacina cinco adultos, identificados como: Marcelo da Silva Pereira, 18 anos; Francisco Elenilson Pereira Chagas, Valmir Ferreira da Conceição, Pedro Alcântara Barroso do Nascimento e Jandson Alexandre de Sousa.
Duplos assassinatos
Também no mês de novembro, pelo menos, quatro menores foram mortos na Grande Fortaleza em casos de duplos homicídios. O primeiro, na noite do último dia 11, quando foram executados a tiros, em Itaitinga, os menores Antônio Diego Pinheiro Rodrigues e Francisco Carlos Guedes de Almeida. Ambos tinham 16 anos de idade.
O segundo caso ocorreu em uma favela localizada na Rua 3 de Maio, no bairro Bela Vista, em Fortaleza. Foi na noite do dia 16, por volta de 23h30, tendo como vítimas o adolescente Wildejan Santos Mota e a sua namorada, Bruna Kelly Gomes de Albuquerque, ambos com 17 anos de vida. (do Ceará News)
Veja os números de adolescentes mortos em 2015 no Ceará:
- Janeiro (48)
- Fevereiro (34)
- Março (38)
- Abril (27)
- Maio (37)
- Junho (25)
- Julho (26)
- Agosto (42)
- Setembro (41)
- Outubro (41)
- Novembro (49)
TOTAL = 408
OS VALORES FORAM INVERTIDOS. O ESTADO TOMOU TODAS AS RÉDEAS DA EDUCAÇÃO, E NÃO CONSEGUE SOLIDIFICAR E TRANSMITIR VALORES MORAIS E HUMANOS. A PREGAÇÃO DA LIBERDADE E IGUALDADE MUNICIA A GERAÇÃO JOVEM DE AUTONOMIA DESUMANA. O CHAMADO DIREITOS HUMANOS PROTAGONIZA UMA PROTEÇÃO SEM PRECEDENTES AOS QUE DESRESPEITA AS LEIS JURÍDICAS E DIVINAS. SÓ UMA VOLTA AO EIXO CENTRAL PODERÁ DIMINUIR ESSA EXTRAVAGANTE VIOLÊNCIA. OU SEJA, EM PRIMEIRO LUGAR, O TEMOR AO CRIADOR DE TODOS AS COISAS. DEUS. SEGUNDO, OS PAÍS VOLTAREM A SER EXEMPLOS E PROTAGONISTAS DO NÚCLEO FAMILIAR. E TERCEIRO OS PROFESSORES VOLTAREM A SER OS VERDADEIROS DONOS DAS SALAS DE AULA, POIS HOJE OS DONOS DAS SALAS DE AULAS SÃO OS PAÍS, QUE POR QUALQUER MOTIVO VIOLAM OS PROFESSORES PSICOLOGICAMENTE E MORALMENTE NA FRENTE DOS SEUS FILHOS, CONCEDENTE AOS FILHOS TODA AUTORIDADE CONTRA OS EDUCADORES.