Os garis que atuam em Quixadá estão de greve por tempo indeterminado. O motivo é, mais uma vez, atraso salarial. Segundo eles, há 47 dias a categoria está sem receber.
Ronaldo Cesar Andrade de Sousa, 29 anos, acompanhado por um grupo de colegas de trabalho, esteve na redação do Monólitos Post na manhã desta terça-feira, 17, e explicou que há três meses a empresa contratada para fazer a limpeza pública em Quixadá não recebe da prefeitura e que, por conseguinte, os proprietários estão financiando a limpeza no município com dinheiro do próprio bolso.
Marcos Ribeiro de Lima, 40 anos, afirmou que em virtude dos atrasos salariais, as contas se acumulam, os juros engrossam as despesas, os aluguéis atrasam, o estresse toma conta da vida e tudo fica ruim. “Nós nos esforçamos para fazer um bom trabalho. Não merecemos ser tratados assim”, afirma.
A categoria afirma que a culpa é única e exclusivamente da própria prefeitura, que não repassa os valores à empresa contratada para o serviço. Eles também afirmam que o acesso aos equipamentos de limpeza da empresa será impedido, já que a prefeitura tende a usar outras pessoas para fazer o serviço que é deles e pelo qual devem receber pagamento.
Já a prefeitura tem colocado a culpa pelo atraso no pagamento dos garis ao bloqueio judicial das contas, medida adotada exatamente para garantir o pagamento dos servidores. Como os garis são terceirizados, os repasses para eles, evidentemente, não receberam ainda a prioridade que merece.
No áudio a seguir, o gari Ronaldo César pede desculpas à população de Quixadá pela paralisação e solicita a compreensão de todos.
Só Deus! por que quando lembro que ainda termos mais um ano pela frente com uma administração dessa Só pede a Deus que nós ajude!!!
Infelizmente, os serviços essenciais de nossa cidade estão deixando ser cumpridos, sendo a limpeza uma das principais. Quando a administração vai ruim a cidade inteira perece, é só olhar as ruas, o mal cheiro, os lixos acumulados e espalhados….espelho do nossos atuais gestores… até onde vai tudo isso…MAIS RESPEITO PELO CIDADÃO QUIXADAENSE!
Garis são os únicos que não podem faltar numa cidade !
Esses caras são importantíssimos, quiça, os mais importantes.
Garis merecem o respeito de todos, principalmente da administração que, ao que parece, é a SUJA.
Estou com lixo estacionado na calçada e no quintal, contudo, apoio a greve dos garis.
Na realidade, LIXO mesmo é essa administração de araque.
Lamento.
Deus nos proteja.
Amém!!!