Vereador de Choró questiona escolha e capacidade técnica dos conselheiros do TCM

- por
  • Compartilhe:

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará desaprovou e recomendou à Câmara Municipal de Choró, no Sertão Central do Estado, que também desaprove as contas do prefeito José Antônio Rodrigues Mendes, popularmente conhecido como Dé, relativas aos anos de 2010 e 2011.

A bancada governista no legislativo, porém, não recebeu a recomendação do tribunal com boa vontade. Para os defensores do prefeito, que se dizem independentes, em algumas circunstâncias os vereadores tem condições até melhores para julgar as contas da gestão municipal, e tendem, naturalmente, a aprová-las, apesar do parecer técnico do tribunal.

Na manhã desta quinta-feira,11, o vereador Manoel Marciel de Queiroz (PSD), mais conhecido como Professor Grêmio, participou do programa Jornal Liderança, da Rádio Monólitos e Rádio Liderança, integrantes do Sistema Monólitos de Comunicação, e fez uma defesa da decisão da Câmara Municipal, em recente sessão, pela manutenção da votação secreta pela aprovação ou desaprovação das contas do prefeito.

A votação aberta das contas do prefeito daria mais transparência e controle popular ao processo, mas os vereadores preferiram desprezar a oportunidade histórica de mudar uma realidade que somente contribui para a prática dos conchavos que trabalham na contramão dos interesses públicos.

Na tentativa de defender a gestão do prefeito Dé, o parlamentar foi ao ponto de questionar a forma de escolha dos conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios e, inclusive, de questionar a capacidade técnica deles para julgar as contas dos prefeitos.

‘Até certo ponto, o tribunal é político’, o que comprometeria, na opinião do vereador, a lisura dos julgamentos. “Os conselheiros são indicados politicamente, nós temos no tribunal apenas dois conselheiros que são juristas. Tem um que é dentista”, disse o parlamentar.

Escute a íntegra da declaração: 

Conheça a composição atual do TCM:

Captura de Tela (35)

 




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Um cidadao que nao tinha vinculo com politica,criticava na epoca os governantes deo choro,quando ele um dia me disse que se ele(de),iria se candidatar a prefeito do mesmo municipio (chro),iria trabalhar para o seu povo,e agora esse mesmo cidadao no seu segundo mandato nada fez por esse povo!ora…faca -me um favor rapaz governe pra todos e nao para quem vce gosta ou se alia as suas safadesas politicas…o tribunal deveria emvestigar o patrimonio desse cidadao!!e os vereadores de choro deveria esta mais ao lado do povo choroense…porque tem vereador que mora aqui em fortaleza e so vai la em choro pra assinar seu contra cheque,vergoha!!!

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.