O ex-deputado federal e empresário do ramo de laticínios, Luiz Prata Girão, surpreendeu seus conterrâneos ao anunciar em uma rede social que o Ministro da Educação, Cid Gomes, já teria decidido destinar o curso de medicina para o município de Quixeramobim. A notícia rapidamente produziu diversas manifestações, especialmente por causa da disputa pela instalação do curso entre os municípios de Quixadá e Quixeramobim.
Caso realmente proceda a informação do empresário, a destinação do curso de medicina para Quixeramobim significará a quebra da palavra do governador Camilo Santana que, em campanha, assegurou aos quixadaenses a instalação do curso de medicina na Terra dos Monólitos. Significará, também, a incapacidade dos amigos do governador, o trio composto por Ilário Marques, Rachel Marques e Osmar Baquit – este último Secretário de uma pasta na gestão de Camilo -, de atuarem em benefício dos interesses quixadaenses. Será uma demonstração clara de que, para eles, os acordos políticos ainda falam mais alto do que os interesses estratégicos de Quixadá.
Por causa da atuação tímida destes mesmos políticos, Quixadá perdeu a instalação do Hospital Regional do Sertão Central. Agora, a história tende a se repetir e os amigos do governador parecem assistir de braços cruzados o novo favorecimento de seus aliados ao município de Quixeramobim.
Na quarta-feira, 04, o vereador petista Higo Carlos promoverá na Câmara Municipal o Fórum Permanente de Debates de Projetos Estruturantes para Quixadá. Segundo o vereador, Ilário, Osmar e Rachel já confirmaram presença. Mas caso a determinação de Cid Gomes e de Camilo Santana já tenha sido definida em prol de Quixeramobim, o Fórum proposto pelo petista se transformará, em última análise, apenas numa forma de maquiar a inércia dos políticos quixadaenses aliados dos governos Federal e Estadual.
IGUATU TAMBÉM FOI BENEFICIADO
Também nesta segunda, a Deputada Miriam Sobreira, de Iguatu, anunciou que Cid Gomes também destinará àquele município uma faculdade de medicina. Ao que parece, entre os município que disputavam a instalação do curso, apenas Quixadá foi passado por alto. Veja a declaração da Deputada em uma rede social:
Que tristeza. Como é que pode.
Seria mais uma injustiça cometida contra a cidade de Quixadá, pois aqui tem toda a infraestrutura, sendo também a cidade mais adequada, já que se tornou polo universitário, sendo portanto a que merece o tal curso de medicina entre outros cursos. O Governador, a despeito de qualquer político tem que cumprir com sua palavra, pois ele teve maioria de votos dos Quixadaenses.
Quixadá já foi beneficiada com a escolha de um secretário estadual. OSMAR representa inequívoca preocupação que o governo tem com nossos munícipes. A grande dúvida que nos assola no momento é a colocação da nossa representante RAQUEL MARQUES, a RAQUEL DA GENTE. O governador vai enviar projeto criando algumas secretarias e bem poderia aquinhoar a nossa guerreira com a pasta da CAÇA, SECRETARIA DA CAÇA….QUIXADÁ VOLTARIA A CRESCER COM A CAÇA E PESCA. Vejo o progresso ressurgir em nossa.