IBICUITINGA: Carne para consumo é transportada em carro usado para recolher lixo

- por
  • Compartilhe:

Cidadãos do pequeno município de Ibicuitinga, no sertão central cearense, estão revoltados com o flagrante, devidamente registrado em fotografias, de carne para consumo sendo transportada num carro utilizado para recolhimento de lixo.

10677232_461896230615056_761241284_o“Durante o dia o veículo recolhe lixo, durante a noite transporta a carne que as famílias de Ibicuitinga levam à mesa”, comentou um popular, sem querer se identificar.

A Vigilância Sanitária do município trabalha junto com a Secretaria Municipal de Saúde e populares cobram providências urgentes sobre o caso.

Conversamos com um médico que trabalhou por muitos anos no Hospital Eudásio Barroso, em Quixadá, mas que também pediu para não ser identificado, sobre os riscos para a saúde associados a esta prática. O profissional enviou ao Monólitos Post o seguinte esclarecimento:

“O lixo tem material em decomposição, portanto é colonizado por germes de todo tipo (vírus, bactérias, protozoários e fungos), além de animais que se alimentam do próprio lixo e nele depositam seus excrementos. Portanto, um veículo utilizado para transportar lixo, inevitavelmente será contaminado. 

“A carne, por sua vez, é um alimento altamente perecível, por se tratar de músculos e tecido conjuntivo de um animal abatido. Deve, portanto, ser transportada em veículo que atenda a condições de higiene. Idealmente, deveria ser suspensa, pra evitar o contato com o piso do veículo e mantida sob refrigeração, exceto se for comercializada e consumida em poucas horas. Na impossibilidade de um veículo em condições ideais, pelo menos dever-se-ia ter o cuidado com a higiene.

“Transportar lixo e carne no mesmo veículo é por em contato agentes infecciosos e toxinas com um alimento altamente perecível. O consumo de alimento contaminado pode desencadear sintomas dos mais variados tipos, a depender do contaminante, seja ele uma toxina ou o próprio micróbio ou parasita. Entre as doenças que isso poderia veicular, pode-se citar desde uma intoxicação alimentar comum, cursando com diarreia, vômitos e mal estar, a doenças mais graves.”

Tentamos, sem êxito, manter contato com a Prefeitura Municipal de Ibicuitinga, para que ela pudesse dar a sua versão sobre o assunto. O site permanecerá à disposição para esclarecimentos posteriores.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Esse [editado] de Ibicuitinga, [editado], pois além do problema da carne podemos enumerar também:
    – Atraso de pagamento de servidores;
    – Falta de transporte para alunos dos distritos por falta de pagamento;
    – Falta de pagamento de aluguéis;
    – Falta de merende em muitas ocasiões nas escolas.
    E ainda me vem um babão desses falar em processar! Processar é quem faz parte desse grande [editado] e quem “brinca” de administrar!!!

  2. Dr Breno no afã de defender o indefensável está tendo as mesma atitudes do Cid Gomes daqui a pouco deve querer censurar o site tbm.
    Por isso Ibicuitinga ta passando por todas essa mazelas.
    O Nobre advogado vai processar o Diário do Nordeste também, vai tentar tirar de circulação o jornal?
    Não seria mais fácil mudar o carro que transporta as carnes ou o lixo?
    segue o link com a matéria do Diário do Nordeste:
    http://blogs.diariodonordeste.com.br/sertaocentral/saude/em-ibicuitinga-carne-para-consumo-humano-e-transportada-em-carro-usado-para-recolher-lixo/

  3. Sou de Ibicuitinga e reconheço essa praça à distancia, e as fachadas da rua Capitão Manoel Antonio na altura da Praça 07 de Setembro, e essas fotos foram registradas no dia 27 de setembro do corrente ano, dia que era realizado um comício dos candidatos a deputados (Federal e Estadual) apoiados pelo Senhor Prefeito Municipal atual. Como Contestar fotos é muito mais fácil corrigir o erro e não podemos culpar os magarefes pois eles pagam uma taxa pública para cada animal abatido e o serviço contempla a entrega da carne em cada frigorífico, sem mais para o momento, boa noite.

  4. o jornal esta fazendo o papel dele de mostra as coisas eradas que se esconde nessa minusculas cidades do interior não sei por quer varias pessoas estão achando ruim esta publicação. eu não vou muito longe para falar do mercado municipal de quixada aquilo e um lixão a ceu aberto. eu não sei como as pessoas entram naquele lugar para comprar carne e muito nojento surjo cheira mal não tem higiene e nem quem trabalha lar tbm tem higiene vc ver as roupas todas surjas de sangue e uma sujeira sem limites mesmo deveria ser interditado. aquele local.

  5. Sr. Bruno Castro,
    O Monólitos Post permanece à inteira disposição para publicar qualquer esclarecimento. Devo lembrar que o site não apontou a prefeitura como culpada. Sua avaliação autoritária soa como carapuça usada. Respeite a liberdade de imprensa. Talvez queira processar também o Diário do Nordeste, que publicou a mesma foto e informação. Novamente, embora a prefeitura para qual você trabalha não tenha sido citada como culpada, se quiser enviar alguma nota sobre este caso fique à vontade. Faça seu trabalho de advogado e nos deixe fazer o nosso de informar à sociedade. Grato por sua gentil atenção.

  6. Solicito ao administrador do “site” por gentileza que a página seja retirada de veiculação, pois em nada se individualiza e especifica que o caso ora tratado se refere ao Município de Ibicuitinga-CE. Denúncias estas infundadas e sem o mínimo de cautela necessária para que seja tornada pública a matéria sem as devidas ponderações que um “site” sério e de credibilidade teriam. Ressaltando que uma ação de indenização por danos morais está sendo ingressada na Comarca de Ibicuitinga para que haja a penalização para o ato praticado.
    Breno Castro
    OAB/CE 26.491
    Assessor Jurídico da Secretaria Municipal de Saúde de Ibicuitinga/CE.

  7. Já vi matérias mas serias, que foto é essa? Quem pode provar a veracidade dessa foto,confirmaram com quem essa noticia? Onde esta a identificação do município de Ibicuitinga? Não é um pouco precipitado publicar uma matéria dessas sem antes chegar a autenticidade dos fatos?

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.