Nos últimos anos, os quixadaenses tem testemunhado o fenômeno de crescimento do vizinho município de Quixeramobim. Bem articulado politicamente, o prefeito Cirilo Pimenta tem conseguido direcionar à sua terra projetos estruturantes e recursos significativos. O Hospital Regional é uma prova concreta do que a articulação política quixeramobiense tem sido capaz de produzir.
Na contramão disso, os quixadaenses tem visto sua própria terra regredir cada vez mais, perdendo espaço, oportunidades, investimentos e, consequentemente, deixando de desenvolver-se como poderia. Ao que parece, os políticos de Quixadá, profundamente divididos por interesses particulares, deixam a própria terra entregue ao sabor do acaso.
O mais recente golpe desferido contra a Terra dos Monólitos pode ser percebido através da constatação de um acordo de apoio mútuo entre Osmar Baquit, Deputado Estadual natural de Quixadá, e Cirilo Pimenta, prefeito de Quixeramobim.
As informações são de que Cirilo Pimenta acordou apoiar Osmar Baquit em troca do apoio do Deputado quixadaense ao candidato a Deputado Federal defendido por Cirilo, isto é, Antônio Balhmann que, por sua vez, assegura defender os interesses de Quixeramobim.
Mesmo levando em consideração a liberdade de escolha e o livre jogo político, muitos quixadaenses questionam a escolha adotada por Osmar Baquit e encaram o ato como traição aos interesses da Terra da Galinha Choca. O que esperar de candidatos que escolhem fortalecer as forças políticas de municípios que concorrem diretamente com os interesses de Quixadá?
Em reunião realizada ontem, dia 06, Osmar Baquit e seu sobrinho, Pedro Baquit, que é presidente da Câmara Municipal, tentaram reunião com os vereadores da base de apoio ao prefeito João Hudson, na qual pretendiam anunciar Antônio Balhmann como candidato a Deputado Federal. Corresponderam ao convite apenas Ivana Magalhães, Dudu, Adriana Severo e Bacurim. Já os vereadores Audênio, Evaristo, Zé Rogério, Weimar Lino e Laércio Oliveira não compareceram, indicando o grande racha no grupo em torno das opções para as eleições deste ano.
Seja como for, o cenário não é dos melhores para Quixadá, que vê seus políticos tradicionais apoiando interesses contrários. Quem acha que a concorrência entre municípios não existe é porque é muito inocente ou não entende de política. Apoiar candidatos que defenderão na Câmara Federal os interesses de Quixeramobim significa, em última análise, uma verdadeira traição à Terra dos Monólitos.
Para amenizar a situação, informações dão conta de que uma terceira via para Quixadá estaria sendo articulada e um novo nome para Deputado Estadual poderá ser anunciado a qualquer momento.
Não podemos esquecer que as grandes obras que vieram para Quixadá, no caso as faculdades federais, o IFECE, a Biodiesel, foram proporcionadas pelos dois últimos governos federais, e que não houve nenhuma grande obra do governo do Estado para Quixadá, a exemplo de Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Sobral e o Cariri cearense. Porém eu vejo que os políticos ligados ao governo federal, aqueles que fazem parte da base governista, devem cobrar mais ao governo federal para que venham mais verbas, mais obras concretas para Quixadá, pois a meu ver, reconhecendo, também já é pouco diante do crescimento de Quixadá. Precisamos de políticos para Quixadá que sejam da esfera federal, já que os políticos que estão abaixo são como alegorias.
EU CONHEÇO PESSOALMENTE O CIRILO, E TAMBÉM SEU VICE, TASSO BORGES, E ASSIM QUE EU ENCONTRAR UM DOIS VOU DIZER O SEGUINTE PRA ELES: ” VOCES SÃO DOIDOS? SE AFASTEM DO OSMAR BAQUIT, SE VCS QUISEREM CONTINUAR NA POLITICA!
NÓS QUIXADAENSES, DEVEMOS DÁ O TROCO AO SEU OSMAR BAQUIT. NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE O OSMAR TROCA QUIXADÁ POR QUIXERAMOBIM, VCS LEMBRAM QUANDO DO MOMENTO DA DISPUTA DO HOSPITAL REGIONAL, QUANDO SEU OSMAR BAQUIT INVENTOU UMA LICENÇA PARA QUE O CIRILO ASSUMISSE E LEVASSE O HOSPITAL PRA LÁ? ENTÃO A POSTURA DE TODA SOCIEDADE DE QUIXADÁ DEVE SER A SEGUINTE: ” NAS ELEIÇÕES PRA DEPUTADO ESTADUAL VOTEM EM UM NOVO CANDIDATO, POIS OS ANTIGOS JÁ TIVERAM SUAS OPORTUNIDADES” – TERCEIRA OPÇÃO JÁ!
O grande passo a ser dado é realmente o povo, as lideranças verdadeiras de Quixadá, os líderes de comunidades se unirem para procurar novos candidatos ou pelo menos apoiar aqueles que se propõem a trabalhar por Quixadá. Essa história de políticos que pensam mais nos seus interesses é não é nova. O povo precisa amadurecer e não se vender a políticos que trabalham muito pouco para Quixadá. E agora com essa falsa política reacionária voltando a todo vapor, para querer fazer valer os interesses da elite parasitária no Brasil como um todo, se voltando contra o atual governo federal, que não realidade precisa melhorar, mas para mim é o que temos de melhor, já que é apoiado por vários partidos políticos. Para se ter uma ideia esses partidos de oposição são apoiados por grandes empresários também, pela bancada ruralista, grandes agropecuaristas, todos eles já sentindo que o Nordeste já está em processo de grande desenvolvimento, estão querendo barrar isso porque se o Nordeste se desenvolver, vai criar um grande eixo de desenvolvimento entre Nordeste, Norte e Centro-Oeste, e consequentemente aumentar as exportações do Nordeste para os Estados Unidos, Europa e China. A política reacionária não me engana, eu conheço o discurso deles que sempre é o mesmo e já estão desesperado para querer voltar a dominar aquilo que já faziam há mais de 500 anos no Brasil.
Se for verdade, é algo preocupante!
Estão pensando apenas em seus próprios interesses e, como sempre,os quixadaenses mais uma vez ficando a mercê da sorte. Existe um jogo de interesse muito grande por trás do pano de fundo e sem dúvida é a abocanhada no executivo municipal. Cuidado Prefeito, não olhe só para frente, veja ao seu redor, aí é que mora o perigo.