Vereadores apelam para o MP para que CPI da Saúde comece a funcionar

- por
  • Compartilhe:

Diversos vereadores de Quixadá visitaram o Promotor de Justiça, Dr. André Clark, no decorrer desta semana. Na quarta-feira, 26, os vereadores Luiz do Hospital, Kelton Dantas e Rosa Buriti conversaram demoradamente com o nobre representante do Ministério Público. Na tarde desta quinta-feira, 27, foi a vez do vereador Higo Carlos. Qual o pano de fundo das conversas? O caos na saúde de Quixadá, a formação da CPI da Saúde e as denúncias feitas pela ex-secretária da pasta, Aída Magalhães. Esta última, aliás, também esteve visitando o promotor durante a semana, assim como o presidente da Câmara Municipal, Pedro Baquit.

Higo, Kelton, Rosa e Luiz atribuem ao presidente da Câmara, Pedro Baquit, má vontade em abrir a CPI da Saúde. Eles afirmam que o chefe do legislativo está postergando o máximo possível a abertura dos trabalhos da comissão.

A CPI aprovada pelos vereadores no dia 12 de dezembro de 2013, proposta pelo então vereador Tefa Gomes, tem como finalidade investigar possíveis irregularidades nas contas públicas do sistema de saúde local, na venda do prédio do Hotel Municipal, na execução do Projeto de Aquisição de Gaiolas para Criação de Peixes e no recebimento de salário pelo ex-vereador Antônio Wellington Xavier de Queiroz, atualmente vice-prefeito de Quixadá.

Ilário-MarquesIlário Marques, atual presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores, já manifestou publicamente sua vontade de que a CPI seja iniciada logo. De acordo com entrevistas dadas por ele à imprensa local, será a chance de ouro para provar sua inocência no caso das “gaiolas” e do “Hotel Municipal”. No mesmo diapasão discursa o vereador Ereni Lima, o Capitão, envolvido diretamente no caso das “gaiolas”.

Justificando sua solicitação para a imediata abertura da CPI, o vereador Higo Carlos afirmou o seguinte ao Dr. André Clark: “As razões para a instauração da CPI são várias. Além das denúncias divulgadas pela imprensa, as reclamações feitas nas audiências públicas realizadas pela Câmara, a constatação da falta de medicamentos básicos nas unidades de saúde e os volumosos gastos na saúde, bem como a má qualidade na prestação deste serviço à população, são justificativas suficientes para apurar, através de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, possíveis desvios na aplicação dos recursos públicos no município de Quixadá.”

Higo Carlos também conversou com o Promotor de Justiça acerca da dificuldade que os vereadores sentem em obter informações do poder executivo. Para ele, existe uma clara violação da Lei de Acesso à Informação. Além disso, no documento entregue pelo parlamentar ao Ministério Público, é mencionado que a ex-secretária de saúde, Aída Magalhães, “fez revelações seríssimas quanto a operacionalização da saúde”. De acordo com o documento, “Aída foi além e sustentou na presença de vários vereadores, dentre eles o presidente da casa, Sr. Pedro Baquit, haver nota fiscal paga sem o recebimento dos medicamentos nela descritos.”

Nos próximos dias, uma notificação do MP deverá ser enviada à Câmara Municipal de Quixadá solicitando mais esclarecimentos sobre o caso.

—///—

CURTA A FANPAGE DO JAIME NO FACEBOOK




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. E pensar que teremos que tolerar o DEZmando, o DEZMANTELO, a incompetência por mais dois anos e alguns meses. Volto a dizer: eu já sabia bem antes, que isso iria acontecer, dava para saber o que os tais políticos iriam fazer muita lambança e produzir só parafernália. O povo pelo que parece se iludiriam, boa parte dele fechou os olhos e não raciocinaram e quem não votou a favor do DEZMANTELO, está prejudicado mais ainda.

  2. eu como cidadão qria q o promotor Dr. André Clark, investigasse o pq da prefeitura ñ estar cumprindo os termos da TAC DA SEGURANÇA. Tem termos q era p ser cumpridos em 30 dias. como o q obrigava o prefeito à criar uma central telefônica (0800) no prazo de 30 dias, essa central telefônica serviria p a população ficar sabendo sobre os andamantos da TAC DA SEGURANÇA. oS 30 DIAS JÁ SE PASSARAM E O TERMO Ñ FOI CUMPRIDO, POR FAVOR PROMOTOR O SENHOR COMO HOMEM DA LEI AVERIGUE ISSO P A POPULAÇÃO DE QUIDADÁ.

  3. Estou escrevendo aqui pois o Sr JACKSON PERIGOSO percebi que ele CENSURA o que é comentado no site dele. Como é que uma pessoa dessas quer falar de ética se ele se vendeu para um “grupo politico” em Quixadá? Resolveu pegar o sec Janjão para toda semana falar alguma coisa dele, mas quero ver você provar alguma coisa dele pois eu conheço ele faz muito tempo e seu do caráter dele e da formação familiar que ele teve. Tão ético quanto seu irmão Dr Adriano, veio do mesmo berço familiar pra um sujeito como esse JACKSON PERIGOSO que é um rapaz que se vende por alguns trocados a cada gestão. Janjão processe esse rapaz que ele precisa aprender a respeitar as pessoas e principalmente as pessoas de bem como é você. Ele por ser uma pessoa que se vende é totalmente tendencioso e não merece que alguém acredita no que ele escreve. Você é um descarado JACKSON PERIGOSO está com raiva do Janjão porque ele lhe tirou da rádio, mas se foi o Janjão mesmo que fez isso eu só tenho agradecer porque você fala muito ruim e parece que é fanho também.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.