Os contribuintes que perderam o prazo já podem enviar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2012, a partir desta quarta-feira, dia 02.
Quem acessar o programa da Receita Federal já vai ter à disposição a Darf, uma espécie de boleto, para pagamento da multa por atraso. A multa mínima é de R$ 165, 74 (cento e sessenta e cinco reais e setenta e quatro centavos).
Segundo a Secretaria da Receita Federal, o programa já passou por uma atualização para incluir o cálculo das multas e não precisa ser baixado novamente pelo contribuinte.
Depois de preenchida, a declaração deve ser enviada pelo Receitanet. Quem vai entregar a declaração em disquete ou pendrive, terá que levar o documento a uma unidade da Receita Federal, já que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica não recebem declarações atrasadas.
O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoas Física 2012 terminou na última segunda-feira, dia 30.
De acordo com a Secretaria da Receita Federal, ao todo, foram recebidos 25.244.722 (vinte e cinco milhões e duzentos e quarenta e quatro mil e setecentos e vinte e dois) documentos, superando assim a estimativa da Receita, que era de vinte e cinco milhões de declarações.