O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), entrega nesta segunda-feira, dia 16, máquinas e equipamentos adquiridos numa parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Estado.
Serão entregues 56 máquinas retroescavadeiras, doadas pelo MDA a 56 municípios e 71 tratores liberados pelo Projeto São José. Será feita também a entrega de 15 veículos, sendo 4 rangers, 8 Sanderos, 2 Agiles e um caminhão. O investimento total é de R$ 829 mil, oriundos do Tesouro Estadual.
A solenidade será no Parque de Exposição César Cals, às 10 horas. O evento vai contar com a presença do secretário do Desenvolvimento Territorial do MDA, Jerônimo Rodrigues de Souza, e do secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.
“São investimentos que vão melhorar a qualidade dos serviços prestados pela SDA aos nossos agricultores familiares e os equipamentos vão facilitar a construção e manutenção de estradas nas comunidades rurais”, explicou o Nelson Martins.
O investimento do Governo Federal faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Além dos equipamentos, serão entregues certificados para as associações que concluíram recentemente o curso de operador de máquinas. Na ocasião será assinado também um convênio entre o Governo do Ceará e o MDA para a inclusão do Estado na Rede Brasil Rural (RBR).
A RBR é uma parceria entre a União, estados, municípios, produtores, indústrias, agentes de logística para desenvolver a agricultura familiar, expondo os produtos através do portal http://redebrasilrural.mda.gov.br/ para comercialização direta com a indústria e com o Poder Público.
“O portal tem o objetivo de permitir aos agricultores exporem os seus produtos para a venda comercial e institucional e permite às organizações cadastradas a compra de equipamentos e insumos”, informou o delegado do MDA no Ceará, Francisco Sombra.
No caso do Ceará, as associações e cooperativas cadastradas vão fornecer os produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da SDA, e para a merenda escolar de cada município, cuja compra é feita diretamente pelas prefeituras.