Com uma trama mesclando ficção científica e espiritualismo, o longa-metragem “Área Q”, co-produção Brasil/Estados Unidos, dirigido por Gerson Sanginitto, estreia no circuito comercial brasileiro nesta sexta-feira, dia 13.
A produção foi rodada em Quixadá e Quixeramobim, no sertão cearense, e em Los Angeles (EUA).
O longa é protagonizado pelo ator norte-americano Isaiah Washington, que veio a Fortaleza para a pré-estreia para convidados, quinta-feira, dia 12, encerrando a II Mostra de Cinema Transcendental, no Multiplex UCI Ribeiro do Shopping Iguatemi.
“Área Q” conta a história de Thomas Mathews (interpretado pelo ator norte-americano Isaiah Washington), conceituado repórter cuja carreira entra em declínio depois do desaparecimento de seu filho. Enviado ao Brasil para uma cobertura sobre casos de avistamentos de Objetos Voadores Não-Identificados (OVNIs) e abduções, o jornalista irá conhecer histórias impressionantes e acabará obtendo explicações sobre o destino do seu filho.
O ator Murilo Rosa, que interpreta João Batista, é personagem fundamental para compreensão da trama. Com ele, estão ainda no elenco Tania Khalill (Valquiria), Ricardo Conti (Eliosvaldo), e os cearenses Leuda Bandeira (Dona Lourdes), Rodger Rogério (Josias), Karla Karenina (Dra. Luiza), Haroldo Serra (Seu Raimundo) e Hiramisa Serra (Judith), dentre outros.
O filme é uma produção da Estação Luz Filmes – que produziu também Bezerra de Menezes, o Diário de Um Espírito, As mães de Chico Xavier e foi co-produtora em longas como Chico Xavier, o Filme, que contribuíram para consolidar o gênero no Brasil -, Reef Pictures, Sophia Filmes, ATC Entrenenimentos e Boa Vontade Filmes, tem como co-produtora a Mundo Maior Filmes e distribuição da Califórnia Filmes.
Quando do anúncio do lançamento, o diretor Gerson Sanginitto, comentou que Área Q deixa para o público uma mensagem de esperança e renovação. O ator Murilo Rosa, que interpreta João Batista, personagem fundamental para compreensão da trama, considera o filme humanista. “Precisamos aprender a lidar com o outro, com a humanidade, com o planeta”, diz.
Opinião semelhante tem o produtor Sidney Girão, da Estação Luz Filmes: “O filme traz uma mensagem transformadora e um alerta sobre nossas ações, as relações humanas, a relação com o planeta”, disse Sidney Girão. Para o também produtor Halder Gomes, a película “trata de pluralidade dos mundos, da busca do desconhecido, das respostas sobre quem somos nós, de onde viemos e para onde vamos.”
Em Fortaleza, o filme vai ser exibido em cinemas dos shoppings Iguatemi, Via Sul e North Shopping.
Pré-estréias
Área Q cumpriu uma agenda de pré-estréias iniciada no dia 23 de março, em Brasília, no II Festival de Cinema Transcendental. Depois, foram realizadas pré-estreias em Goiânia, Salvador, Porto Alegre, Florianópolis, Manaus, Belo Horizonte, Curitiba, Belém, São Paulo, Rio de Janeiro, Natal, Recife e, por fim, Fortaleza.
Eu achei que tivesse sido filmado em Quixadá e Quixeramobim, estranho…. É por isso que você são sub-desenvolvidos…
E é para aprovar meu comentário….