Os novos condutores de veículos, que completaram os 12 meses da validade da permissão para dirigir (documento provisório), agora podem solicitar, comodamente, a sua Carteira Nacional de Habilitação definitiva.
Depois de fazer os procedimentos, imprimir o boleto da taxa de R$ 40,28 e o usuário pode pagar na rede bancária credenciada e aguardar no prazo médio de 10 dias para receber o documento em sua residência, via Correios.
Para isso, basta acessar, via Internet, através do serviço e-habilitação, pelo seguinte endereço: http://e-habilitacao.detran.ce.gov.br/ . Mas só pode fazer a solicitação o novo habilitado que no período da permissão para dirigir não cometeu nenhuma infração grave, gravíssima ou reincidência em infração média, conforme estabelece a legislação de trânsito.
O usuário pode também abrir a página do Detran-CE na Internet (www.detran.ce.gov.br), clicar sobre o banner (logo na parte superior central) sobre a palavra e-Habilitação.
Depois, clicar sobre a palavra Já sou habilitado. E depois, com a Habilitação em mãos, preencha os campos em branco com os seguintes dados: CPF, número da CNH (permissão), data de validade (da permissão) e categoria (A, B, C, D ou E). Depois, preencher o código (letras e números) impresso na imagem.
O serviço está disponível desde segunda-feira (dia 1º). Após a emissão do boleto, quando os interessados podem acessar o endereço eletrônico, solicitar o documento definitivo e esperar, no máximo 10 dias, o envio da CNH pelos Correios (via Sedex), conforme o novos serviço eletrônico implantado pelo Órgão.
O superintendente do Detran, João Pupo, explicou que se trata de uma comodidade para o usuário, que deixará de se deslocar ao bairro Maraponga para obter o documento.
Nos últimos cinco anos, uma média mensal de 5 mil novas CNHs foram emitidas pelo
Detran. De dezembro de 2010 a junho de 2011, o Órgão emitiu uma média 5.305 CNHs mensais. Atualmente, o órgão mantém habilitados no Ceará 1 milhão 265 mil 581 condutores.
Ao acessar o sistema e-Habilitação, na opção “Já sou Habilitado”, você pode abrir o seu processo, emitir as taxas, e se seu endereço estiver atualizado, você pode solicitar que sua CNH seja enviada para sua residência, sem que tenha que deslocar-se a qualquer posto do Detran.