Vídeo mostra possível esquema de corrupção em Ibaretama

- por
  • Compartilhe:

A prefeitura e a câmara municipal de Ibaretama, no sertão central do Ceará, foi alvo de uma investigação por parte da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (PROCAP), em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios e a Polícia Federal.

A “Operação Inselberg” que cumpriu 24 mandados de busca e apreensão e 21 mandados de prisão, sendo três destes mandados de prisão preventiva contra dois vereadores de Ibaretama e o secretário de Obras municipal. Também foram presos temporariamente membros da Comissão de Licitação de Ibaretama, empresários e um ex-prefeito de Reriutaba.

A ação resultou no desmonte de esquema de fraudes em licitações para obras públicas e contratação de assessores fantasmas no município de Ibaretama, com repercussões nos municípios de Fortaleza, Reriutaba e Quixadá.

As denúncias ao Ministério Público partiram do ex-presidente da Câmara Municipal de Ibaretama, João Vieira Picanço, depois que foi denunciado de ter cometido irregulares por seus pares. Picanço rompera um acordo, datado de 06 de novembro de 2008, que o levaria à Presidência do Poder Legislativo local para o biênio 2009/2010, firmado e registrado no Cartório Brasilino (1º Ofício de Ibaretama) com os vereadores Francisco Oliveira Filho, Daniel Souza Lopes, Francisco Carliando de Almeida e José Maria Cunha.

Nossa reportagem teve acesso a um vídeo em que mostra alguns vereadores numa reunião definindo um possível mensalinho que o parlamentares estariam recebendo, assista o vídeo:




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.