Em clima de descontração. Foi assim que os dez novos Agentes Comunitários de Saúde foram recepcionados pelos profissionais de saúde do município que estiveram presentes a solenidade.
O Agente Comunitário de Saúde é alguém que se destaca na comunidade, pela capacidade de se comunicar com as pessoas, pela liderança natural que exerce. O ACS funciona como elo entre e a comunidade. Está em contato permanente com as famílias, o que facilita o trabalho de vigilância e promoção da saúde, realizado por toda a equipe. É também um elo cultural, que dá mais força ao trabalho educativo, ao unir dois universos culturais distintos: o do saber científico e o do saber popular.
Na abertura da cerimônia de posse, a Secretária de Saúde Dra. Jeyviane parabenizou aos novos agentes, destacando a necessidade do trabalho destes novos profissionais frente à saúde de Ibicuitinga. Destacou ainda a importância do Conselho Municipal de Saúde em todo o processo de seleção.
A seleção contou com 50 inscritos que realizaram provas inscritas, provas de títulos e entrevista dentre outros quesitos necessários para preencherem as vagas disponíveis diante da necessidade de novos profissionais somando-se a isso o fato de que no município os agentes que trabalham á vários anos estão se aposentando.
O trabalho dos novos ACS será feito nos domicílios de sua área de abrangência. As atribuições específicas do ACS são as seguintes:
– Realizar mapeamento de sua área;
– Cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro;
– Identificar indivíduos e famílias expostos a situações de risco;
– Identificar área de risco;
– Orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e até agendando consultas, exames e atendimento odontológico, quando necessário;
– Realizar, por meio da visita domiciliar, acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade;
– Estar sempre bem informado, e informar aos demais membros da equipe, sobre a situação das famílias acompanhadas, particularmente aquelas em situações de risco;
– Desenvolver ações de educação e vigilância à saúde, com ênfase na promoção da saúde e na prevenção de doenças;
– Promover a educação e a mobilização comunitária, visando desenvolver ações coletivas de saneamento e melhoria do meio ambiente, entre outras;
– Traduzir para a ESF a dinâmica social da comunidade, suas necessidades, potencialidades e limites;
– Identificar parceiros e recursos existentes na comunidade que possa ser potencializados pela equipe.
Saiba quem são os 10 ACS e sua área de atuação no PSF.
1. FRANCISCA LEILIANE LEMOS DA SILVA (PSF SEDE I)
2. MARIA TANARA CUNHA SILVA (PSF SEDE I)
3. FRANCISCA ADENIZIA DE ARAGÃO MAIA (PSF SEDE I)
4. ELIEZER PAULO DA COSTA CASTELO (PSF SEDE I)
5. CÉLIO DAMASCENO SILVA (PSF VIÇOSA)
6. MARIA ROSILENE OLIVEIRA LIMA (PSF VIÇOSA)
7. MARIA MARILENE CELESTINO LOPES (PSF VIÇOSA)
8. MARIA ROCILDE BEZERRA MOURA (PSF CANINDEZINHO)
9. JULILEIA DE SOUSA GRANJA (PSF AÇUDE DOS PINHEIROS)
10. ALINE MELO MACIEL (PSF SEDE II)
Fonte: Adriano Silva