Assim como o Geopark Araripe, os monólitos de Quixadá e as Serras da Ibiapaba e Guaramiranga agora integram a Associação Internacional das Montanhas Famosas (WFMA).
Com o ingresso dos quatro territórios na Associação, o Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades está desenvolvendo o Projeto Montanhas Famosas do Mundo – Territórios do Ceará: Araripe, Ibiapaba, Monólitos do Quixadá e Guaramiranga.
O Projeto consiste em promover o desenvolvimento territorial sustentável, valorizando sua paisagem e agregando valor aos diferentes produtos desses territórios. Além da conservação das montanhas e seu aproveitamento para a promoção do turismo.
Estudos arqueológicos e ambientais, identificação e mapeamento das rotas e trilhas das montanhas, projeto arquitetônico e sinalização desses pontos turísticos, estudo de identificação dos costumes, gastronomia e artesanato desses territórios serão algumas das ações que a Secretaria das Cidades, em parceria com o Banco do Nordeste (BNB), Sebrae, pesquisadores e universidades, desenvolverão para êxito do Projeto.
Os territórios cearenses foram aceitos como membros da Associação em outubro de 2010, a partir da solicitação da Secretaria das Cidades, durante a 2ª Conferência das Montanhas Famosas, realizada em Jiangxi, na China.
A WFMA é um espaço voltado para a realização de parceria e articulação de ações entre os pontos de visitação turística participantes. Apenas o Ceará, de todos os estados brasileiros, tem quatro territórios fazendo parte da Associação.
A Associação Mundial das Montanhas Famosas foi fundada em outubro de 2009, em Lushan, na China. Ela é composta pelo Geopark Araripe, monólitos de Quixadá, Serra da Ibiapaba e Serra da Guaramiranga, no Ceará; Monte Lushan, na China; Monte Tai, na China; Monte Hood, nos Estados Unidos; Geopark Bergstasse Odenwald, na Alemanha; Nature Park Eisenwurzen, na Áustria; Monte Gambier, na Austrália; Chocolate Hills, nas Filipinas; Table Mountain, na África do Sul; Kilimanjaro, na Tanzânia; Association Montana, Montanha Gaina, na Romênia; e Montanha Covasna, também na Romênia.