Na primeira semana de 2011 já foram diagnosticados 674 pacientes com dengue em todo o Ceará. Desse total, existe a suspeita de que quatro pessoas tenham morrido da doença.
Os dados foram confirmados nesta sexta-feira pela Secretaria da Saúde do Estado e os casos ainda estão sob investigação. Dois pacientes eram de Fortaleza, um de Crateús e outro de Ererê.
O número de infectados chama a atenção pois os casos tendem a se intensificar após o período das chuvas, quando a água fica empoçada, propiciando o ambiente ideal para a proliferação do mosquito transmissor.
Em 2010, foram 13.143 casos confirmados de dengue em 125 municípios no Ceará, com 21 óbitos.
Já denunciamos que a secretária de saúde do município de Quixadá é totalmente inoperante, em todos os sentidos, porém o município passa por um índice alarmante do mosquito, existem bairros onde a infestação chega a 17%, quando o aceitável pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 3,9%.
Precisa de uma ação enérgica por parte da administração municipal como um todo pois, do jeito que avança os focos do mosquito, e o começo do período chuvoso, poderemos ter uma epidemia de dengue no município.