TSE defere liminar e pode alterar composição de parlamentares cearenses

- por
  • Compartilhe:

O ministro Marco Aurélio, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deferiu liminar em mandado de segurança para determinar que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) refaça o cálculo dos votos destinados nas Eleições 2010 à bancada do Partido Trabalhista do Brasil (PT do B) do Rio de Janeiro na Câmara dos Deputados.

Essa decisão poderá afetar os outros estados, inclusive o Ceará, pois ainda temos candidatos que seus votos não computaram para a formação do quoeficiente eleitoral, dessa forma na Assembléia Legislativa poderá perder a vaga o deputado Hermínio Resende (PSL), para o deputado Stanley Leão(PTC).

Já para a câmara federal o deputado, e ex-prefeito de Ibicuitinga, Eugênio Rabelo poderá deixar a suplência de partido para assumir o mandato, em contrapartida o ex-presidente da Adece, Antonio Ballman, poderá ser o primeiro suplente de sua coligação.

A medida cautelar foi concedida por entender o ministro que os votos pertencem à legenda e não ao candidato. Segundo ele, “a Justiça Eleitoral e o Supremo Tribunal Federal (STF) têm proclamado a ênfase atribuída aos partidos políticos pela Constituição Federal – artigo 17. Tanto é assim que vieram placitar o princípio da fidelidade partidária”.

Além disso, na visão do ministro, as condições de elegibilidade e as causas de inelegibilidade devem ser consideradas no campo pessoal, dizendo respeito tão somente ao candidato, não alcançando os partidos.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.