Cearense é campeão brasileiro de mountain bike aos 53 anos

- por
  • Compartilhe:

Dizem que esportes radicais é coisa para jovens, mas o cearense de Maranguape José Lito vem quebrando essa regra. Aos 53 anos o atleta já conquistou mais de 100 títulos e no último domingo, 18, conquistou em Campo Largo no Paraná o primeiro título brasileiro de mountain bike cross na categoria master. O resultado classificou o ciclista para o mundial que será disputado no mês de setembro em Santa Catarina.

Para se tornar campeão, José teve de vencer adversários fortes no cenário nacional, eram 8 atletas campeões em seus estados, sendo que 5 desistiram pelas condições do tempo, ou por problemas técnicos. Mas o maior desafio estava nas condições da estrada e do clima, foram 21Km de lama e muito frio. O cearense teve que se adaptar rapidamente à temperatura que chegou a 5º Celsius.

José Lito trabalha como auxiliar numa empresa têxtil e treina apenas quando tem tempo “Como ainda não tenho patrocínio fixo, fica difícil treinar mais forte, trabalho todo dia. Quando vou treinar tento recuperar o tempo perdido. Já cheguei a pedalar duas horas seguidas subindo a serra”, conta o atleta.

A história deste atleta se iguala a da maioria dos esportistas brasileiros, sem apoio, mas com muita perseverança. Começou no esporte em 1989, quando pedalava uma bicicleta conhecida na região como “Malão” quando participou de um pequeno torneio em Maranguape. “Depois daquele campeonato, passei a me dedicar também ao esporte e a disputar os torneios. Graças a Deus já são mais de cem títulos”, diz Lito.

Lito teve que disputar o campeonato brasileiro com uma bicicleta emprestada, a dele estava com problemas em algumas peças e ele não tinha dinheiro para consertar. As premiações dos campeonatos são muito baixas, no brasileiro, ele recebeu R$100 e só o conserto do pneu custou R$120.

Mesmo com toda dificuldade, Lito sente orgulho ao ver seu filho mais novo seguindo seus passos no esporte. Aílton de apenas 15 anos, também disputou o campeonato brasileiro na categoria juvenil e conseguiu o 8º lugar dentre os 28 atletas concorrentes “Sinto muito orgulho de meu filho, o esporte deixa ele longe das drogas e de outras coisas ruins que o mundo oferece aos jovens de hoje”, comemora o pai.

Para a viagem pai e filho conseguiram as passagens por meio da Secretaria de Esporte do Estado e com o resultado os atletas esperam receber bolsa para continuar a trazer títulos e orgulho para o ceará. “Espero que as empresas também possam entrar em contato com a gente, o mundial será daqui a dois meses e precisamos de verba para pagar os gastos”, finaliza o atleta.

Contato: José Lito – (fone: 85 8729 0845)




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.