Aconteceu na manhã da última quarta-feira, no Teatro Municipal Salviano Saraiva, a abertura oficial da semana do município, em comemoração aos 246 anos de emancipação política do Crato, no dia 21 de Junho.
O evento contou com a presença de autoridades, imprensa local e regional e sociedade cratense ,e foi aberto com uma ampla exposição dos projetos desenvolvidos pela administração do Crato.
O prefeito Samuel Araripe expôs de forma explicativa, o que cada secretaria da sua administração vem realizando.
Ele destacou os trabalhos nas pastas do Meio Ambiente e Controle Urbano, Ação Social, Infraestrutura, Saúde, Educação, entre outros projetos desenvolvidos por meio das outras pastas.
O evento foi aberto com a execução do hino nacional e do município, pela Banda de Música do Crato.
Em seguida, o prefeito, reunido com todo o seu secretariado e primeira dama, Mônica Araripe, se disponibilizou a responder questionamentos da imprensa presente, além do público, que não só perguntou, fez críticas, elogiou e também expôs reivindicações.
O prefeito Samuel Araripe, deu atenção especial a cada participação. Ele foi parabenizado pelo público na recente premiação como melhor prefeito eleito do estado do Ceará.
O prefeito Samuel Araripe assinou várias ordens de serviço para obras importantes a serem desenvolvidas.
A construção de 80 casas populares, asfaltamento em 26 ruas da cidade, recuperação de 600 quilômetros de estradas, malha viária asfáltica e pedra tosca na sede, com previsão dos serviços serem concluídos até a ExpoCrato 2010; além da recuperação da Escola 18 de maio, postos de Saúde São Miguel e da Santa Rosa, abastecimento da Vila Nova, construção de muro de arrimo no bairro Pinto Madeira, autorização de recuperação na sinalização vertical e horizontal nas principais ruas da cidade, entre outros projetos.
O prefeito do Crato, durante entrevista coletiva, esclareceu os diversos projetos que estão sendo desenvolvidos em sua administração e os que já executou durante os mais de cinco anos em que se encontra à frente da prefeitura municipal.
Ele destacou como suas grandes realizações as obras de abastecimento do Crato e as finanças em dia na sua administração. O prefeito também ressaltou dezenas de obras que conseguiu concluir na cidade, além dos inúmeros projetos voltados para a juventude cratense.
A primeira dama, Mônica Araripe, ao responder um dos questionamentos quanto à realização do Doce Natal, beneficiando milhares de pessoas ao final de cada ano, destacou que essa ação caminha alinhada com a proposta do governo Samuel Araripe, que é a inclusão social.
Esclarecendo a população em relação aos projetos desenvolvidos em Crato, Samuel Araripe destacou que todas as obras como Centro de Convenções, Obras de Saneamento de Abastecimento que estão sendo executadas por meio da SAAEC, a construção do curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC) só estão acontecendo no município por conta da parceria da administração municipal.
Doação de terreno, infraestrutura, projetos, além de repasse em dinheiro da administração local são utilizados como contrapartida dessas parcerias. Como exemplo disso, citou a obra de saneamento realizada atualmente, em que várias ruas centrais do Crato e de bairros próximos estão tendo a tubulação antiga substituída, entre outros serviços.
“Nessa obra há acompanhamento e projeto encaminhado pelo município, além do investimento de R$ 750 mil como repasse”, disse Samuel, ao responder em tom de desabafo críticas de que as obras estavam sendo realizadas apenas pelo governo federal, ressaltando a importância da participação do município e a parceria para o desenvolvimento de qualquer obra na cidade.