Termina no próximo dia 15 de junho, o prazo para pecuaristas cearenses declararem a vacinação contra febre aftosa nos postos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri).
De acordo com o secretário do Desenvolvimento Agrário, Antônio Rodrigues Amorim, a meta é vacinar 90% dos animais de cada município cearense. O rebanho de bovinos e bubalinos no Ceará é estimado em 2,3 milhões de animais.
A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) através da Adagri intensifica as suas ações de vigilância sanitária. Segundo o coordenador da campanha, Roberto Frota, o criador precisa estar cada vez mais consciente da necessidade da vacina, que é uma questão de saúde pública.
Desde que o Ceará conseguiu sair da zona de risco desconhecido da doença e ir para a zona de risco médio, essa é a primeira campanha. Está prevista para novembro a segunda etapa da campanha. O objetivo é que vacinação garanta ao Estado a passagem para a classificação livre, estágio que aqui no Nordeste só é registrado no Sergipe e na Bahia.
Fonte: Aprece