O Departamento de Edificações e Rodovias (DER), vinculado a Seinfra, está iniciando os trabalhos de construção de acesso rodoviário a serra de Santa Maria, no município de Quixeramobim, município distante 183 km de Fortaleza, no Sertão Central.
A obra servirá à implantação do mais novo radar meteorológico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para o monitoramento das chuvas no Estado. A obra do acesso será feita pela construtora Vap, vencedora da licitação, a um custo de R$ 1,3 milhão.
O radar meteorológico do tipo “Banda-S”, adquirido pelo Governo do Estado por R$ 12 milhões, servirá ao aperfeiçoamento do trabalho de monitoramento das chuvas, realizado pela Funceme.
O equipamento faz parte da rede cearense de radares, a ser composta de dois modelos, um radar “Banda-X”, localizado em Fortaleza, no Campus do Itaperi na Uece, e o novo “Banda-S”, já licitado e em fase de montagem, que será localizado estrategicamente em Quixeramobim, centro geográfico do Ceará.
O Governo do Estado está formando uma rede com dois radares meteorológicos, (um com raio de alcance de 120 km – “Banda X” – e outro com raio de alcance de 400 km – “Banda-S”, com capacidade de estimar a precipitação para o Estado num raio de até 200 km e ainda fazer o monitoramento de sistemas meteorológicos que atuam em um alcance de até 400 km).
A estimativa da Funceme é que, na quadra chuvosa de 2011, o radar já esteja auxiliando o trabalho dos meteorologistas.
O sistema de radares será um importante instrumento na antecipação das ações da defesa civil e da operação de sistema de reservatórios para controle de cheias. Adicionalmente, as informações do sistema de radares podem ser utilizadas para aplicações na agricultura e detecção de descargas elétricas.
Também poderá ser utilizado em experimentos internacionais, como a missão Monitoramento de Precipitação Global (Global Precipitation Measurement, GPM) da NASA para estimativa de precipitação por satélite