Educação oferecida às crianças de Quixadá está entre as 4 piores de todo o Estado do Ceará

- por
  • Compartilhe:

Nesta terça-feira, 20, aconteceu a divulgação dos resultados de 2013 do SPAECE, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica. Os resultados foram apresentados pelo governador Cid Gomes e pelo secretário da Educação do Ceará, Maurício Holanda. O evento também contou com as presenças do ministro da Educação, Henrique Paim, e da coordenadora geral do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, Lina Kátia Mesquita de Oliveira.

O evento, que teve programação de dois dias, comemorou os sete anos de implementação do Paic (Programa Alfabetização na Idade Certa), e envolveu a entrega do Prêmio Escola Nota Dez que, já em sua sexta edição, é destinado a até 150 escolas públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização e a até 150 escolas públicas de 5º ano.

Os números apresentados não foram nada favoráveis para Quixadá, cuja educação das crianças ficou entre as quatro piores de todo o Estado. A pior nota foi dada ao município de Fortaleza (136,3) pela segunda vez consecutiva. Em seguida vem os municípios de Icó (136,3) e Morada Nova (138,9). Em quarto lugar está Quixadá, com uma nota de 141,3, o que representa a 181º posição entre os 184 municípios do Ceará.

A nota obtida por Quixadá foi inferior à de todos os municípios do Sertão Central. Veja as notas dos 11 municípios da região que são mais próximos de Quixadá, por ordem de melhor para pior nota:

  1. Quixeramobim (215,8) 
  2. Deputado Irapuan Pinheiro (209,9)
  3. Banabuiú (201,1)
  4. Milhã (200,7)
  5. Choró (182,5)
  6. Mombaça (175,3)
  7. Piquet Carneiro (174,5)
  8. Solonópole (172,9)
  9. Pedra Branca (172,3)
  10. Ibaretama (150,1)
  11. Senador Pompeu (147,4)

 

PAIC e PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ

juiO Programa de Alfabetização na Idade Certa, também bastante comentado na ocasião, tem como meta garantir o sucesso da alfabetização de todas as crianças matriculadas na rede pública de ensino até os sete anos de idade. O programa beneficia os 184 municípios do Estado com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, 14044818577_8e0683f37d_cavaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de literatura.

Para reconhecer o esforço pela alfabetização das crianças, o Governo do Estado instituiu o Prêmio Escola Nota Dez. Em sua sexta edição, a premiação é destinada a até 150 14230147335_f56f3713f0_cunidades públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa); e até 150 unidades públicas de 5º ano, a partir do Índice de Desempenho Escolar –  (IDE 5). Como a premiação é apenas para as 150 melhores no Estado, e Quixadá apareceu na 181º posição, nenhuma escola do município foi beneficiada com a premiação. Quixeramobim, por outro lado, emplacou três escolas na premiação, e Pedra Branca conseguiu emplacar duas. O município que mais conseguiu premiar escolas foi Sobral, com 30 unidades.

Os números são alarmantes para os quixadaenses e representam um desafio enorme para a atual gestão. Os resultados implicam em menos recursos financeiros. De fato, diversas escolas, prevendo a entrada de menos dinheiro em suas contas, já trabalham em regime de racionamento de material.

1506477_660732613964671_6868422834175133951_nO Secretário de Educação de Quixadá, Antônio Martins (foto ao lado), em reunião realizada no auditório da Escola José Jucá, na última sexta-feira, 16, com presidentes e tesoureiros das diversas unidades executoras e conselhos escolares que administram os recursos financeiros das escolas do município, colocou a maior parte da culpa em gestões passadas e afirmou que trabalha a educação quixadaense com diversos anos de atraso.

Seja como for, os dados apresentados ontem pela SEDUC são de envergonhar Quixadá. Os números da educação municipal são uma verdadeira bomba lançada sobre a já desgastada e desacreditada gestão do prefeito João da Sapataria.

MATERIAL EXTRA:

ACOMPANHE O JAIME ARANTES NO FACEBOOK




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Quem pode pode, que não pode se sacode. Infelizmente, pelo que estamos vendo em Quixadá é uma administração sem rumo, ou seja, uma administração gessada e com pessoas despreparadas e desinteressadas com o bem da população. Pelo que está acontecendo o prefeito não tem capacidade mesmo de ser um bom administrador e botar moral e liderar mesmo todo o secretariado, colocar ordem e comandar, enfim ser um administrador de pulso, mostrar que tem conhecimentos e capacidade para controlar e dar rumos a máquina do governo (prefeitura), ainda existe tempo para melhorar e muito, porém, pelo que está estampado nos rostos dos tais gestores e pela frieza quando se manifestam, não dá para ter tanta esperança.

  2. O resultado de uma avaliação da educação agente só ver com o tempo. Portanto essa avaliação reflete bem as gestões do PT de Quixadá. É a herança maldita recebida pelo João. Parabéns João. Parabéns Antônio Martins, vocês terminarão o mandato como os melhores da história de Quixadá!

  3. Não adianta querer botar culpa nas administrações passadas, o que está sendo avaliado é o presente. um secretario que emprega a familia todinha na atual admistração pra mim é pessoa que so tem interesses pessoais nessa admnistração. estamos focando muitoo nos problemas da saude e esquecemos a educação. entra prefeito e sai prefeito e quixada cada vez piorando mais , essa cidade está em com cancer em fase terminal , aonde vai parar esse brasil , eu me pergunto.

  4. ao invés de se desculpar ponndo culpa em gestões anteriores ,deveriam é se manisfestar e agililizar na admnistração de educação e saude já que a segurança em nosso país tá sem jeito,uma vez perguntei a uma professora do ensino infantil onde meus filhos estudam pk não tinha livros didáticos para as crianças poder se interessar mais pra estudar?sabe o que a professora me respondeu ?que o sr prefeito joão hudson disse que era gasto demais,colocando livros pra educação infantil simplismente fquei passada com isso ,como ele quer ser prefeito sem querer investir em nossas crianças ,como será o futuro delas sem que nenhuma autoridade se preocupe com seus futuros ,pois na cidade de redenção aki no ceara existe livros didáticos pra o ensino infantil aparti de 3 anos e minha filha estudava lá com dois e tres anos e sabe escrever seu nome ,ler as vogais,e demais coisas que pra mim como mãe isso é um grande passo pra idade dela ,e os livros lá são os mesmo que em uma escolar particular tem ,ainda tinha psicólogo,nutricionista pra acompanhamento da alimentação das crianças ,estou falando tudo isso pk morei e convivi em redenção a 4 anos educação por lá existe 10 mais que isso estão de parabens em quisito educação.

  5. ao invés de se desculpar ponndo culpa em gestões anteriores ,deveriam é se manisfestar e agililizar na admnistração de educação e saude já que a segurança em nosso país tá sem jeito,uma vez perguntei a uma professora do ensino infantil onde meus filhos estudam pk não tinha livros didáticos para as crianças poder se interessar mais pra estudar?sabe o que a professora me respondeu ?que o sr prefeito joão hudson disse que era gasto demais,colocando livros pra educação infantil simplismente fquei passada com isso ,como ele quer ser prefeito sem querer investir em nossas crianças ,como será o futuro delas sem que nenhuma autoridade se preocupe com seus futuros ,pois na cidade de redenção aki no ceara existe livros didáticos pra o ensino infantil aparti de 3 anos e minha filha estudava lá com dois e tres anos e sabe escrever seu nome ,ler as vogais,e demais coisas que pra mim como mãe isso é um grande passo pra idade dela ,e os livros lá são os mesmo que em uma escolar particular tem ,ainda tinha psicólogo,nutricionista pra acompanhamento da alimentação das crianças ,estou falando tudo isso pk morei e convivi em redenção a 4 anos educação por lá existe 10 mais que isso estão de parabens em quisito educação.

  6. O SR ANTONIO MARTINS NÃO TEM O MENOR PREPARO PARA SER ADMINISTRADOR E COMO EDUCADOR, TEM MUITO,MUITO, MUITO QUE APRENDER, ISSO É FATO. VCS NÃO TEM IDEIA DA ATROCIDADE QUE ESTÁ SENDO FEITA COM AS GERAÇÕES FUTURAS DE QUIXADAENSES, EM TERMOS DE EDUCAÇÃO. ISSO É CRIMINOSO.

    E AÍ APARECE UM DESNORTEADO NO FACEBOOK, DIZENDO QUE O ANTONIO MARTINS É O POSSÍVEL SUCESSOR DO JOÃO. ESSE TIPO COMENTÁRIO, GERALMENTE É PROFERIDO, POR GENTE QUE ESTÁ MAMANDO NAS TETAS DA PREFEITURA, OU QUE JÁ MAMOU, E ESTÁ QUERENDO VOLTAR.

    SABE DE NADA, INOCENTE

  7. Errado é a bíblia? errado é o povo? quem realmente está errado? Ora é fácil responder, em primeiro lugar a culpa também é da atual gestão e todos que fazem a Educação neste Estado e Município. É verdadeira a afirmativa de que só os da elite tem acesso a uma educação de qualidade, e na contra-mão as escolas públicas sempre foram desprezadas pelos governantes, pois é como se fosse só um feijão com arroz e muitas vezes nem isso, já que em primeiro lugar existe o interesse financeiro e a corrupção.

  8. Culpa das gestões passadas? outra vez esse discurso podre. Tenho vergonha das pessoas que administram minha cidade. Enquanto discutíamos o caos da saúde em Quixadá, não percebíamos que a educação também é terrível por aqui. E esse Antônio Martins que muitos chegaram até a elogiar, a única coisa que faz é botar a culpa no passado, ao invés de olhar para o próprio umbigo. É triste, é triste, é triste.

  9. Não é de se admirar, pois o sec que tanto se preocupou em aumentar o valor das gratificações pagas aos seus coordenadores, esqueceu de fiscalizar os professores contratados para as escolas. No jua existem professores sem formação dando aula! É uma vergonha, professores com formação são excluidos do quadro temporario para que pessoas com formação de nivel médio sejam contratados. è uma vergonha!!!!
    Isso sem falar em outras localidades!!!! Acorda! que o Desmantelo tem a conivencia da prefeitura e do secretário!

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.