O Bairro Campo Novo, em Quixadá, passa por um momento especialmente delicado no que diz respeito à saúde pública. Um surto de dengue, zika e chikungunya atinge dolorosamente a população do local, deixando “pelo menos um doente em cada casa”, como as pessoas estão dizendo.
Como resultado da altíssima incidência dessas doenças, a Unidade de Pronto Atendimento do município, para onde se dirigem os atingidos pelo surto, está constantemente superlotada. De acordo com fontes da prefeitura municipal, quase todos os dias uma média de 400 pessoas estão sendo atendidas, a maioria do Bairro Campo Novo.
Dentre as causas apontadas para o surto no Bairro estão a falta de cuidados para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti – principal vetor das doenças citadas -, bem como a ausência de regularidade nos serviços públicos de limpeza. O acúmulo de lixo em terrenos que circundam o bairro também exercem forte influência.
Na última semana, a prefeitura de Quixadá anunciou ações emergenciais no bairro, mas os moradores consideraram as medidas insuficientes.
Seria bom que começasse a fazer um mutirao por bairro a cada dia envolvendo todas as redes saúde, a escola de cada bairro ,o setor de limpeza ,agentes de endemias , a população do bairro , enfim todos que possam colaborar com o mutirao no seu bairro…pq as unidades hospitalares sozinha não vai vencer essa guerra contra o mosquito. …Que tal neste momento critico as unidades de saúde -psf funcionarem a noite…hidratando essas pessoas já ajuda….estão esperando o que que morram mais gente….infelizmente os casos estão chegando em outros bairros com muita intensidade onde famílias inteiras estão adoecendo…no centro todos os dias surge casos novos de chikunkunya. ….Acorda meu povo vcs estão aceitando esses descasos pacificamente enquanto as pessoas estão morrendo já. …sem contar casos subnotificados….As pessoas estão chegando nos hospitais e não estão notificando os casos de dengue zica e chikunkunya